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Uma relação entre a teoria histórico-cultural e a epistemologia histórico-crítica no ensino de funções
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Palavras-chave

Modelo histórico-cultural
Epistemologia Histórica-critica
Mediação
Obstáculo epistemológico
Função

Como Citar

TRINDADE, José Análio de Oliveira; MORETTI, Méricles Thadeu. Uma relação entre a teoria histórico-cultural e a epistemologia histórico-crítica no ensino de funções: a mediação. Zetetike, Campinas, SP, v. 8, n. 1-2, p. 29–50, 2000. DOI: 10.20396/zet.v8i13-14.8646713. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646713. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do artigo é buscar uma aproximação entre a teoria histórico-cultural de VYGOTSKY e a epistemologia histórico – critica de BACHELARD. Inicialmente, faremos uma reflexão sobre as principais idéias de VYGOTSKY, em particular, sobre a idéia de mediação e suas implicações à educação, num segundo momento discutiremos Os conceitos de ruptura e obstáculo epistemológico, isto é, a base da discussão do conhecimento cientifico na epistemologia bachelardiana e a possível aplicação da mediação no processo de superação destes obstáculos. Finalmente, daremos uma exemplo desta aplicação na formação do conceito de função, em especial,na superação de alguns dos obstáculos epistemológicos relativos á aprendizagem deste conceito.
https://doi.org/10.20396/zet.v8i13-14.8646713
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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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