Banner Portal
Um estudo sobre o desempenho e as dificuldades apresentadas por alunos do ensino médio na identificação de atributos definidores de polígono
PDF

Palavras-chave

Ensino de geometria
Conceitos geométricos
Polígonos
Atributos definidores

Como Citar

PROENÇA, Marcelo Carlos de; PIROLA, Nelson Antonio. Um estudo sobre o desempenho e as dificuldades apresentadas por alunos do ensino médio na identificação de atributos definidores de polígono. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 11–46, 2009. DOI: 10.20396/zet.v17i31.8646723. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646723. Acesso em: 16 out. 2024.

Resumo

O objetivo do presente artigo apresentar a investigação realizada sobre o conhecimento de alunos do Ensino Médio referente aos atributos definidores do conceito de polígano. Os participantes do estudo foram 253 alunos do Ensino Médio, que responderam um teste de atributos definidores, sendo que seis deles foram selecionados para entrevistas individuais, do tipo semi-dirigida, as quais foram audiogravadas e transcritas para anáise. Os resultados mostraram que a média geral (M = 6,0), no teste de atributos definidores, foi baixa, e o teste estatático apontou diferenças significativas (p < 0,05) nas porcentagens de acertos em quatro afirmações, das 14 que foram analisadas. Porém, o teste não apresentou diferenças significativas entre as médias de cada série. A análise também mostrou que os entrevistados tiveram dificuldades em identificar três atributos definidores de polígonos: figura plana, segmentos de reta e figura simples.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i31.8646723
PDF

Referências

ALMOULOUD, S. A.; MANRIQUE, A. L.; SILVA, M. J. F.; CAMPOS, T. M. M. A geometria no Ensino Fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, n. 27, set./out./nov./dez., p. 94-109, 2004.

BARBOSA, J. L. M. Geometria euclidiana plana. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática – SBEM; IMPA, 1985. 222 p.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. 335. (Coleção ciências da educação).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da Matemática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. 119 p.

CRESCENTI, E. P. Os professores de matemática e a geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado em Metodologia de Ensino) — Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, 2005.

DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de matemática elementar: geometria plana, v. 9, 5. ed. São Paulo: Atual, 1993.

FAINGUELERNT, E. K. Educação Matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

GIOVANNI, J. R.; GIOVANNI Jr., J. R. Matemática pensar e descobrir: o + novo. São Paulo: FTD, 2002. (Coleção ensino fundamental).

GONÇALEZ, M. H. C. C.; BRITO, M. R. F. A aprendizagem de atitudes positivas em relação à Matemática. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001. p. 221-234.

IEZZI, G.; DOLCE, O.; MACHADO, A. Matemática e realidade. 4. ed. reformulada. São Paulo: Atual, 2000. (Coleção do ensino fundamental).

KETELE, J. M.; ROEGIERS, X. Metodologia da recolha de dados. Trad. Carlos Aboim de Brito. Lisboa: Instituto Piaget, 1993. (Coleção epistemologia e sociedade).

KLAUSMEIER, H. J.; GOODWIN, W. Manual de Psicologia Educacional: aprendizagem e capacidades humanas. Tradução de M. C. T. A. Abreu. São Paulo: Harper & Row, 1977.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 213-231.

MELÃO, W. S. Como é que é de verdade? O jogo livre dos conceitos em uma classe de sétima série. Educação Matemática em Revista— SBEM, ano 10, n. 15, p. 14-19, dez. 2003.

MORACO, A. S. C. T. Um estudo sobre os conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru, 2006.

NORUSIS, M. J. SPSS for windows base system user’s guide release 6.0. Chicago, IL: SPSS INC., 1993.

OLIVEIRA, E. A.; MORELATTI, M. R. M. Os conhecimentos prévios de alunos da 5ª série do Ensino Fundamental: um caminho para a aprendizagem significativa de conceitos geométricos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2006, Águas de Lindóia - SP. Anais... Águas de Lindóia: SBEM, 2006.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 128 p.

PASSOS, C. L. B. Representações, interpretações e prática pedagógica: a geometria na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, 2000.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino de geometria no Brasil: causas e conseqüências. Zetetiké, Campinas, v. 1, n. 1, p. 7-17, 1993.

PAVANELLO, R. M.; FRANCO, V. S. A construção do conhecimento geométrico no Ensino Fundamental: uma análise de um episódio de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007, Belo Horizonte - MG. Anais... Belo Horizonte: SBEM, 2007.

PIROLA, N. A. Um estudo sobre a formação dos conceitos de triângulos e paralelogramos em alunos de primeiro grau. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) — Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, 1995.

PIROLA, N. A.; BRITO, M. R. F. A formação dos conceitos de triângulo e de paralelogramo em alunos da escola elementar. In: BRITO, M. R. F (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001. p. 85-106.

PROENÇA, M. C.; PIROLA, N. A. A formação conceitual em geometria: uma análise sobre polígonos e poliedros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2006, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: SBEM, 2006.

PROENÇA, M. C.; PIROLA, N. A. Um estudo sobre a formação de conceitos de polígonos e poliedros apresentada por alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, SBEM-SP, v. 10, n. 12, p. 51-58, 2º sem. 2007.

PROENÇA, M. C. Um estudo exploratório sobre a formação conceitual em geometria de alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Estadual Paulista – Unesp, Bauru, 2008.

QUARTIERI, M.; REHFELDT, M. J. H. Investigando conceitos no ensino de geometria. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: SBEM-MG, 2007.

REZI, V. Um estudo exploratório sobre os componentes das habilidades matemáticas presentes no pensamento em geometria. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, 2001.

REZI-DOBARRO, V. Solução de problemas e tipos de mente matemática: relações com as atitudes e crenças de auto-eficácia. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional) — Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, 2007.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta curricular para o ensino de matemática: 2º Grau. São Paulo: Secretaria da Educação/CENP, 1992.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta curricular para o ensino de matemática: 1º Grau. São Paulo: Secretaria da Educação/CENP, 1997.

VASCONCELLOS, M. Figuras geométricas não-planas e planas: a aprendizagem de alunos das 4ª série do Ensino Fundamental e as concepções dos seus professores. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar e Formação de Professores) — Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande, 2005.

VIANA, O. A. O conhecimento geométrico de alunos do Cefam sobre figuras espaciais: um estudo das habilidades e dos níveis de conceito. 229 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, 2000.

VIANA, O. A. O componente espacial da habilidade matemática de alunos do Ensino Médio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação à matemática e à geometria. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.