Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar, analisar e caracterizar os diferentes significados que podem ser atribuídos à equação no ensino e na aprendizagem de Matemática. Fundamentado na tese de doutoramento de um dos autores, este trabalho discute alguns resultados de pesquisas na área da Educação Algébrica, no que se refere à significação da noção de equação. Em seguida, analisa como livros didáticos apresentam a idéia de equação, passando a indicar as recomendações feitas nos PCN, no que se refere à importância do trabalho com atividades que envolvam diferentes perspectivas e formas de conceber a Álgebra. Logo após, apresenta os multisignificados de equação, discutindo e analisando as suas potencialidades para a construção do conhecimento matemático na formação de professores.Referências
ALMEIDA, M.M.M. Estratégias de generalização de padrões de alunos do Ensino Fundamental do ponto de vista de seus professores. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
BOS, H. Éléments d´Algèbre. 5. ed. Paris: Hacchette, 1893.
BOURBAKI, N. Éléments de mathématique: algèbre I. Paris: Hermann, 1970.
BOURDON, M. Éléments d´algèbre. Paris: Gauthier-Villars et Fils, 1897.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sef/sef/pcn.shtm. Acesso em: mar. 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: set. 2009.
BOYER, C. B. História da Matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
CARAÇA, B. de J. Lições de álgebra e análise. Lisboa: Sá da Costa, 1954. v. 2.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.
COSTA, E. S. As equações diofantinas lineares e o professor de matemática do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
COTRET, R. S. Problématique à propos de la mise en équation de problèmes écrits. SÉMINAIRE FRANCO-ITALIEN DE DIDACTIQUE DE L´ALGÈBRE, 9., 1997. p. IX-23 – IX-37.
DREYFUS, T.; HOCH, M. Equations: a structural approach. Proceedings of the 28th Conference of International Group for the PME, 2004, p. 1-152 – 1-155.
DI PIERRO NETTO, S.; SOARES, E. Matemática em atividades: 6ª série. São Paulo: Scipione, 2002.
DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.) Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar ... a educação algébrica elementar. Pro-Prosições — Faculdade de Educação da Unicamp, v. 4, n. 1[10], p. 79-91, mar. 1993.
GARBI, G. G. O romance das equações algébricas. São Paulo: Livraria da Física, 2007. GIOVANNI, J. R.; GIOVANNI, J. R. Jr. Matemática pensar e descobrir: novo – 6ª série. São Paulo: FTD, 2000.
IMENES, L. M. P.; LELLIS, M. C. T. Matemática para todos: 6ª série, 3º ciclo. São Paulo: Scipione, 2002.
KIERAN, C. The learning and teaching of school algebra. In: GROUWS, D. A. (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992.
LIMA, R. N. Equações algébricas no Ensino Médio: uma jornada por diferentes mundos da Matemática. 2007. 358 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
PIRES, C. C.; CURI, E.; PIETROPAOLO, R. Educação Matemática: 6ª série. São Paulo: Atual, 2002.
RIBEIRO, A. J. Analisando o desempenho de alunos do Ensino Fundamental em álgebra, com base em dados do Saresp. 2001. 116 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
RIBEIRO, A. J. Equação e seus multisignificados no ensino de Matemática: contribuições de um estudo epistemológico. 2007. 142 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
ROGALSKI, M. Carrefours entre analyse, algèbre et géomètrie. Paris: Ellipses, 2001.
TSIPKIN, A. G. Manual de matemáticas para la enseñanza media. Moscou: Editorial Mir Moscú, 1985.
WAERDEN B. L. van der. Álgebra. Nova Iorque: Springer-Verlag, 1991. v. 1.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática