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Equação e seus multisignificados
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Palavras-chave

Multisignificados de equação
Educação algébrica
Equação
Formação de professores
Ensino e aprendizagem de álgebra

Como Citar

RIBEIRO, Alessandro Jacques; MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Equação e seus multisignificados: potencialidades para a construção do conhecimento matemático. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 85–104, 2009. DOI: 10.20396/zet.v17i31.8646725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646725. Acesso em: 13 dez. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, analisar e caracterizar os diferentes significados que podem ser atribuídos à equação no ensino e na aprendizagem de Matemática. Fundamentado na tese de doutoramento de um dos autores, este trabalho discute alguns resultados de pesquisas na área da Educação Algébrica, no que se refere à significação da noção de equação. Em seguida, analisa como livros didáticos apresentam a idéia de equação, passando a indicar as recomendações feitas nos PCN, no que se refere à importância do trabalho com atividades que envolvam diferentes perspectivas e formas de conceber a Álgebra. Logo após, apresenta os multisignificados de equação, discutindo e analisando as suas potencialidades para a construção do conhecimento matemático na formação de professores.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i31.8646725
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