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Práticas matemáticas
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Palavras-chave

Prática social
Jogos de linguagem
Filosofia da educação matemática
Wittgenstein
Bourdieu

Como Citar

VILELA, Denise Silva. Práticas matemáticas: contribuições sócio-filosóficas para a educação matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v17i31.8646728. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646728. Acesso em: 7 jul. 2024.

Resumo

O intuito deste estudo consiste em compreender as matemáticas como práticas sociais, ou seja, em elaborar teoricamente a concepção de práticas matemáticas. O ponto de partida é um estudo anterior, em que se observa a ocorrência de diversas adjetivações da palavra matemática em publicações e pesquisas acadêmicas recentes da área da Educação Matemática. As adjetivações são interpretadas como diferentes jogos de linguagem, com as devidas semelhanças de família, no sentido dado por Wittgenstein às expressões. Acrescenta-se à leitura filosófica das adjetivações uma abordagem sociológica por meio de conceitos de Bourdieu, cuja concepção de ciência é referência para compreensão das matemáticas como práticas sociais, em que haveria uma lógica da situação que determina normas e formas específicas de fazer matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i31.8646728
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