<b>O contrato didático e o currículo oculto: um duplo olhar sobre o fazer pedagógico</b><br><i>p.9-23

Autores

  • Elcio Oliveira da Silva Escola Agrotécnica de Federal de Concórdia
  • Mariano Moreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Neiva Ignês Grando Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646736

Palavras-chave:

Contrato didático, Currículo oculto, Fazer pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o fazer pedagógico, tendo como referência a relação entre as noções de contrato didático e currículo oculto. As discussões desenvolveram-se com uma atenção especial paras as formas pelas quais a organização do trabalho pedagógico, particularmente da relação professor/aluo/saber, serve como veículo para mensagens que constituem um currículo oculto.

Palavras-chave
Contrato didático; Currículo oculto; Fazer pedagógico


Abstract

This article presents some reflections about doing pedagogies, having reference a relation between the didactics contract and hide curriculum. The discutions desenvolved with a special atention for the forms that the organization of pedagogic work, particularly of the relation teacher/student/knowledge, serve as a veicule for messages which constitute a ride curriculum.

Keywords
Didactics contract; Ride curriculum; Pedagogical practice

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Biografia do Autor

Elcio Oliveira da Silva, Escola Agrotécnica de Federal de Concórdia

Prof. da Escola Agrotécnica de Federal de Concórdia-SC

Mariano Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. do Depto. de Matemática/CFM/UFSC

Neiva Ignês Grando, Universidade de Passo Fundo

Profa. dos Deptos. de Matemática de Desenho e de Fundamentos Metodológicos/UPF-RS

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Publicado

2009-12-17

Como Citar

SILVA, E. O. da; MOREIRA, M.; GRANDO, N. I. <b>O contrato didático e o currículo oculto: um duplo olhar sobre o fazer pedagógico</b><br><i>p.9-23. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646736. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646736. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigo