Intuição, experiência e teoria geométrica
DOI:
https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646739Palavras-chave:
Representação dos conceitos, Materiais didáticos para o ensino da geometria, Aspecto experimental do ensino da geometria, Epistemologia do conhecimento geométricoResumo
Este artigo procura analisar, do ponto de vista didático, o problema da relação da geometria com o mundo físico vivenciado pelo aluno. Seu enfoque principal está voltado para a análise da importância do uso de desenhos, objetos materiais e de imagens mentais como recursos didáticos auxiliares e representativos do processo de construção dos conceitos geométricos planos e espaciais. A análise desses recursos é seguida pela identificação da existência de uma possível correlação desses elementos com aspectos intuitivo, experimental e teórico do conhecimento geométrico. A descrição aqui empreendida está fundamentada pela reflexão de algumas questões de natureza epistemológica e numa série de experiências realizadas em sala de aula com alunos em nível de escolaridade correspondente às séries finais do primeiro grau, buscando delinear obstáculos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da geometria.Downloads
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Publicado
2009-12-17
Como Citar
PAIS, L. C. Intuição, experiência e teoria geométrica. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646739. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646739. Acesso em: 25 jun. 2022.
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