<b>A epistemologia genética e o ensino de matemática</b><br><i>p.75-85

Autores

  • Jane Bittencourt Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646740

Palavras-chave:

Epistemologia genética, Construtivismo piagetiano, Conhecimento matemático

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar algumas questões desenvolvidas pela epistemologia genética de Piaget, que teriam estreita relação com a Matemática. Mais especificamente, serão discutidas, a visão epistemológica geral de Piaget, sua concepção sobre a epitemoligia da matemática e características do conhecimento matemático segundo a epistemologia genética. Finalmente, são exploradas algumas implicações destas considerações para o ensino de matemática, visando enriquecer e permitir o aprofundamento da reflexão sobre a prática docente.

Palavras-chave
Epistemologia genética; Construtivismo piagetiano; Conhecimento matemático


Abstract

This paper intends to analyse some aspeets of Piagel’s genetic epistemology, closely related to Mathemathics. More specifically, we discuss Piaget’s epistemological point of view; his conceptions of the major epistemological problems in regard to Mathematics, and the genetic epistemology’s view about the features of the mathematics teaching, having in view the improvement of the thinking about teacher’s practice.

Keywords
Genetic epistemology; Piagetian constructivism; Mathematical knowledge

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Biografia do Autor

Jane Bittencourt, Universidade Federal de Santa Catarina

Jane Bittencourt: Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2009-12-17

Como Citar

BITTENCOURT, J. <b>A epistemologia genética e o ensino de matemática</b><br><i>p.75-85. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646740. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646740. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigo