<b>A pesquisa em etnomatemática e a educação indígena</b><br><i>p.97-106

Autores

  • Samuel Edmundo Lópes Bello Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646742

Palavras-chave:

Etnomatemática, Contexto sócio-cultural, Multiculturalismo

Resumo

Este artigo levanta questionamentos a respeito do programa de pesquisa em etnomatemática, tendo como foco principal de discussão a definição de etnomatemática, os métodos de pesquisa utilizados e os resultados dessa pesquisa em termos de reconhecimento de saberes produzidos em diversos contextos socioculturais. Isto sem dúvida, tem uma grande repercussão na educação e na apropriação do conhecimento dominante por parte de grupos minoritários e/ou socioculturalmente diferentes. Neste caso, ao se falar de sociedades indígenas, considera-se a diversidade inter e intracultural para produzir, organizar e difundir conhecimento a qual, o âmbito da globalização e do acesso ao conhecimento socialmente valorizado, aponta para o Multiculturalismo.

Palavras-chave
Etnomatemática; Contexto sócio-cultural; Multiculturalismo


Abstract

This paper refers to ethnomathematical research having as main points discussion the cocept of enthmathematical, its methods of reseach, and its results about teconizing of knowledges produced in different socio-cultural contexts. Certainty, all of this has a great relation with education and appropriation of knowledge so-called dominat by groups less privileged or distinguished socioculturally. In this case, when we talk about indigenous people we are considering the is inter and intra-cultural diversity to produce, organize and spread knowledge which, in spite of global process to become us equals, points out to multiculturalism.

Keywords
Etnomathematics; Socio-cultural contexts; Multiculturalism

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Edmundo Lópes Bello, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação Matemática na Faculdade de Educação da UNICAMP

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

LÓPES BELLO, S. E. <b>A pesquisa em etnomatemática e a educação indígena</b><br><i>p.97-106. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646742. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646742. Acesso em: 26 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigo