Banner Portal
Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas
PDF

Palavras-chave

Cálculo diferencial
Fundamentos
História
Ensino

Como Citar

BRITO, Arlete de Jesus; CARDOSO, Virgínia Cardia. Uma abordagem histórico-pedagógica dos fundamentos do cálculo diferencial: reflexões metodológicas. Zetetike, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 129–144, 1997. DOI: 10.20396/zet.v5i7.8646764. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646764. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

Relataremos, aqui, os mini-cursos ministrados no IV EPEM (janeiro de 1996, São Paulo, SP) e no Encontro de História e Educação Matemática (ICME-8 satellite meeting, julho de 1996, Braga, Portugal) para professores de Matemática do ensino elementar, médio e superior. Tínhamos objetivos em dois níveis distintos. Um deles era levar os professores a uma reflexão sobre os fundamentos do Cálculo Diferencial. Para isso, utilizamos a História da Matemática como fonte de problematização. Pretendíamos questionar as concepções dos professores em relação a vários conceitos. O outro era examinar os princípios metodológicos que norteiam esta utilização da História da Matemática. Além disso, tentamos sistematizar com o grupo de participantes o significado de “problematização” nessa abordagem. Como procedimentos, utilizamos a leitura de textos e a apresentação de problemas para discussão, primeiramente em pequenos grupos e, a seguir, no grande grupo, buscando a sistematização das idéias envolvidas.
https://doi.org/10.20396/zet.v5i7.8646764
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.