<b>Avaliação de um Projeto Pedagógico para a formação de professores de Matemática: um estudo de caso</b>><br><i>p.51-74

Autores

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica Universidade Estadual Paulista
  • Ronaldo Marcos Martins Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v7i12.8646774

Palavras-chave:

Avaliação, Projeto Pedagógico, Licenciatura, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos as compreensões resultantes de um processo cujo objetivo foi avaliação do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O Projeto pedagógico do referido curso, implementado no ano de 1991, constitui-se, segundo alguns autores, em uma inovação pedagógica no panorama da literatura nacional em Educação Matemática. Foram coletados dados descritivos de já graduados e de professores envolvidos. Tais dados, analisados segundo uma perspectiva de inspiração fenomenológica, fornecem uma visão sobre fatores positivos e fatores limitantes na trajetória de implementação de projetos pedagógicos.

Palavras-chave
Avaliação; Projeto Pedagógico; Licenciatura; Educação Matemática


Abstract

Assessing pedagogical projects for teachers preparation: a case study. The purpose of this paper is to analyze, from a phenomenological point of view, the implementation of a Pedagogical Project for Math Teachers Preparation. This program has been in existence at the Faculdade de Ciências-UNESP-Bauru (BR) since 1991 and, according to some authors, it is innovative and deserving of assessment. To accomplish the goal for this case study, we have analyzed some data collected from students and teachers of that program and made an interpretative sketch of our results.

Keywords
Assessment; Pedagogical; Teachers preparation courses; Mathematics education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Universidade Estadual Paulista

Prof. Assistente Dr. do Depto. de Matemática da UNESP de Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.

Ronaldo Marcos Martins, Universidade Estadual Paulista

Licenciado em Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e atualmente mestrando em Educação Matemáica – UNESP – Rio Claro.

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

GARNICA, A. V. M.; MARTINS, R. M. <b>Avaliação de um Projeto Pedagógico para a formação de professores de Matemática: um estudo de caso</b>><br><i>p.51-74. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v7i12.8646774. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646774. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)