Banner Portal
Breve panorama da formação de professores que ensinam matemática e dos professores de matemática na UFMG
PDF

Palavras-chave

Educação matemática
Formação docente
Licenciatura

Como Citar

ZAIDAN, Samira. Breve panorama da formação de professores que ensinam matemática e dos professores de matemática na UFMG. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, p. 37–56, 2009. DOI: 10.20396/zet.v17i0.8646793. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646793. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Com o objetivo de subsidiar debate no GT Educação Matemática, na Anped 2008, apresentamos este texto, em que expomos nossa visão da educação hoje, da formação docente e um breve panorama da reformulação do Curso de Matemática da UFMG, destacando a modalidade Licenciatura; consideramos a relação professor-aluno-conhecimento e a relação Bacharelado-Licenciatura, a partir de opiniões dos licenciandos; apresentamos o projeto de formação continuada em desenvolvimento na FaE-UFMG, especialização em educação básica para professores do Ensino Fundamental das escolas municipais, especificamente das turmas de Educação Matemática, onde se resgata uma relação importante entre teoria e prática. Ao final, revelamos como essenciais o entendimento sobre o “conhecimento matemático escolar” para o fortalecimento de um espaço para a Licenciatura na formação docente e a necessidade de preparar o licenciando para interpretar e analisar os contextos de trabalho em que se insere. E sugerimos, novamente, a premência de propor espaços próprios para a formação profissional docente.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i0.8646793
PDF

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de. Apontamentos a respeito da formação de professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: artes e técnicas, ciências políticas. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas – trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

D´AMBRÓSIO, Beatriz S. Conteúdo e metodologia na formação de professores. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática – investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa; Campinas, SP: GEPFPM-Prapem-FE/Unicamp, 2005.

DAVID, Maria Manuela S. Um novo público está nos obrigando a redefinir a posição da matemática no currículo e a repensar a prática do professor. Actas ProfMat, Lisboa, Portugal: APM, 2001.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO — Endipe —, 14., 2008, Porto Alegre. Anais.

FIORENTINI, Dario. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. BOLEMA — Unesp, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro, ano 21, n. 29, 2008.

FREITAS, Helena C. L. Novas políticas de formação: da concepção negada à concepção consentida. In: BARBOSA, R. L. L. Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

FREITAS, Maria Teresa Menezes; NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Carmem Lúcia Brancaglion; FIORENTINI, Dario; FREITAS, Franceli Fernandes de; ROCHA, Luciana Parente e MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. O desafio de ser professor de Matemática hoje no Brasil. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática – investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa; Campinas, SP: GEPFPM-Prapem-FE/Unicamp, 2005.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Humanismo e prática docente. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículo e culturas. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO — Endipe —, 14., 2008, Porto Alegre. Anais.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti Moreira; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor – Licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do G7 da Sbem. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

OLIVEIRA, Romualdo Portela. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação e Sociedade — Cedes, Campinas, SP, v. 28, n. 100, 2007.

SANTOS, Mônica Bertoni dos. A construção de saberes docentes de Licenciatura em Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO — Endipe —, 14, 2008, Porto Alegre. Anais.

SOUSA, João Valdir Alves de (Org.). Formação de professores para a educação básica. Dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Da condição docente: primeiras aproximações teóricas. Educação e Sociedade — Cedes, Campinas, v. 28, n. 99, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Belo Horizonte, 2007. p. 10.

ZAIDAN, Samira. O(a) professor(a) de matemática no contexto da inclusão escolar. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2001.

ZAIDAN, Samira; AUÁREK, Wagner A.; PAULA, Simone de; PAULA, Maria José de; FARIA, Juliana B. Conflitos e possibilidades na ação do professor de matemática do ensino fundamental. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO — Anped —, 28., 2005. Caxambu, MG. Anais.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZEICHNER, Kenneth M. Formação de professores para a justiça social em tempos de incerteza e desigualdades crescentes. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICKNER, Kenneth M. (Org.). Justiça social-desafio para a formação de professores. Tradução Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.