Banner Portal
Política de inclusão digital mediante a informática educativa
PDF

Palavras-chave

Inclusão digital
Informática educativa
Professores de matemática

Como Citar

BAIRRAL, Marcelo Almeida; ABREU, Priscilla Fonseca de. Política de inclusão digital mediante a informática educativa: um estudo com professores de matemática, refletindo sobre objetivos do Cabri, do Excel e do Powerpoint. Zetetike, Campinas, SP, v. 17, 2009. DOI: 10.20396/zet.v17i0.8646797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646797. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de um estudo realizado com professores em Piraí, Rio de Janeiro. Nesse município foi implementada uma política pioneira de inclusão digital no Estado: o Programa Piraí Digital. O objetivo da pesquisa foi verificar o entendimento dos docentes sobre as finalidades do Cabri Géomètre, do PowerPoint e do Excel nas aulas de matemática. Foram realizadas visitas, conversas informais e aplicados questionários. Os resultados revelam um conhecimento geral dos professores sobre os objetivos de cada software e ilustram um aparente entendimento dos educadores sobre suas finalidades no ensino de matemática. No entanto, algumas incoerências foram encontradas em suas respostas. A investigação recomenda que políticas públicas acompanhem e subsidiem práticas docentes de implementação da informática educativa em aulas.
https://doi.org/10.20396/zet.v17i0.8646797
PDF

Referências

ABREU, P. F. D.; BAIRRAL, M. A. Informática educativa em ação: o entendimento de professores de matemática sobre finalidades do Cabri, do Excel e do Power Point. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO —SPEM-RJ, 6., 2008. Anais... Unirio. CD-ROM. Disponível em: http://www.sbemrj.com.br/spemrj6/artigos/d7.pdf.

AINLEY, J.; BANKS, D.; FLEMING, M. The influence of IT: perspectives from five Australian schools. Journal of Computer Assisted Learning, v. 18, n.4, p. 395-404, 2002.

BAIRRAL, M. A. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Seropédica: EDUR, 2007.

BAIRRAL, M. A.; DI LEU, R. Relato de uma contribuição de futuros professores de matemática com a inclusão digital de jovens e adultos. Perspectiva, v. 31, n. 115, p. 117-128, 2007.

BUZATO, M. E. K. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.18, p. 325-342, 2008.

COBB, P. et al. Design experiments in educational research. Educational Researcher, v.32, n.1, p. 9-13, 2003.

WARSCHAUER, M. Technology and social inclusion: rethinking the digital divide. Cambridge, MA: MIT Press, 2005.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão em debate. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

WARSCHAUER, M.; KNOBEL, M.; STONE, L. Technology and equity in scholing: desconstructing the digital divide. Educational Policy, v. 18, n. 4, p. 562-588, 2004.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.