Banner Portal
O caráter evocativo da matemática e suas possibilidades educativas
PDF

Palavras-chave

Matemática
Educação
Evocações
Construção de Conceitos

Como Citar

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. O caráter evocativo da matemática e suas possibilidades educativas. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 51–66, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i11.8646834. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646834. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Na busca de um sentindo para o ensinar Matemática, sugerimos a existência de uma Matematicidade própria do ser humano e apostamos no ensino da Matemática como Educação de Matematicidade. A partir daí, fomos seduzidos a olhar com mais cuidado para um de seus aspectos que nos ocorreu batizar de caráter evocativo da Matemática, empenhando-nos, então, na sua identificação e na identificação de suas possibilidades educativas. Para tanto, tomamos como exemplo as vocações sugeridas pelo conceito de variável, que fazem emergir ainda o seu tom provocativo e seu apelo convocativo.

Palavras-chave
Matemática; Educação; Evocações; Construção de Conceitos


Abstract

Looking for a sense to teaching Mathematics, I suggest a Mathematicity of the human being and believe in the Mathematics teaching like an Education of the Mathematicity. Then, I was were seduced to see more carefully one of its aspects that I baptized as the evocative character of the Mathematics. In this article, I will try to identify it and its educative possibilities by taking as example the evocations suggested by the concept of variable, that make emerge its provocative tone and its convocative appeal.

Keywords

Mathematics; Education; Evocation; Construction of concepts

https://doi.org/10.20396/zet.v7i11.8646834
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.