<b>O que pensam os professores sobre modelagem matemática? </b><br><i> p.67-86

Autores

  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v7i11.8646835

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a percepção de professores de matemática acerca da Modelagem Matemática no ensino-aprendizagem. Assim, conduzi um estudo qualitativo, operacionalizando através de entrevistas aberta baseada no conceito de livre associação de idéias. Na abordagem dos dados, utilizei Análise de Conteúdo e, especificamente, a técnica da categorização. Concluo que os professores concordam que a Modelagem traz vantagens para a aprendizagem matemática, porém reconhecemos obstáculos.

Palavras-chave
Modelagem Matemática; Ensino-aprendizagem; Professores; Percepção


Abstract

The proposal of this article is to describe Mathematics teachers perception concerning the Mathematical Modelling in the teaching-learning. Using the qualitative perspective, I made open interviews which is based I the free association of ideas concept. When approaching the data, I used the Content Analysis, and the categorization technique in particular. I would like to point out that the teachers agree that the Mathematical Modeling brings advantages to the Mathematics learning. However, the teachers recognize by themselves that there are obstacles.

Keywords

Mathematical Modelling; Teaching-learning; Teachers; Perception

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Educação Matemática (UNESP - Rio Claro)

Downloads

Publicado

2009-10-27

Como Citar

BARBOSA, J. C. <b>O que pensam os professores sobre modelagem matemática? </b><br><i> p.67-86. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v7i11.8646835. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646835. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigo