Banner Portal
As atitudes e as concepções dos professores de educação infantil com relação à matemática
PDF

Palavras-chave

Professores
Atitudes
Concepções
Matemática
Psicologia
Educacional
Pré-escola

Como Citar

MORON, Cláudia Fonseca. As atitudes e as concepções dos professores de educação infantil com relação à matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 87–102, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i11.8646836. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646836. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A finalidade do estudo foi identificar a existência e o tipo de atitudes (positivas ou negativas) com relação à Matemática presentes nos professores de educação infantil. E analisar, também, se professores com atitudes positivas em relação à Matemática possuem concepções sobre o ensino da Matemática diferentes daqueles com atitudes negativas. O estudo foi realizado em duas fases. Participaram da primeira fase 402 professores de educação infantil da rede municipal de Bauru, SP, e os instrumentos usados foram um questionário e uma escala da atitudes em relação à Matemática, do tipo Likert. Na segunda fase do estudo, foram entrevistados seis professores, selecionados dentro do grupo. Os resultados obtidos mostraram que esse grupo de professores possui atitudes mais positivas em relação à Matemática e que atitudes (positivas e negativas) não foram determinantes para diferenciar as concepções que os professores entrevistados possuem sobre o ensino da Matemática na educação infantil.


https://doi.org/10.20396/zet.v7i11.8646836
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.