<b>Prática pedagógica do professor-pesquisador em matemática: análises de observações de aula</b><br><i> p.77-88

Autores

  • Maria Regina Gomes da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v4i5.8646865

Palavras-chave:

Aula de matemática, Relação professor-aluno, Mecanicismo didático

Resumo

Pretende-se, neste artigo, apresentar parte de uma Dissertação de Mestrado (SILVA, 1993) que buscou compreender o modo de funcionamento das concepções didático-pedagógicas do professor-pesquisador em Matemática na sua sala de aula e a relação dessas concepções com as concepções oriundas da prática científica da Matemática. Optamos por apresentar interpretações de relatos de observações de aulas que mostram nossa compreensão do fenômeno focado. A análise interpretativa desses relatos apontou para a categoria: “a relação professor-aluno, não se funda no objeto de conhecimento mas no mecanismo didático”.

Palavras-chave
Aula de matemática; Relação professor-aluno; Mecanicismo didático


Abstract

This paper intends to present a part of a master thesis (SILVA, 1993) which for describing and understanding how is the functioning of didactic-pedagogical conceptions of those professors who are also researches in Mathematics, also attempting to discuss if (and how) these conceptions are related with those beliefs inherited from their scientifical practice. In order to achieve its goal the article presents some interpretations from notes we collected observing the Math classroom of those professors. The convergences resulting from the situations experienced in the classroom (which are, at least, our understanding about the focused phenomenon), led to the following category: “the relationship professor-student is not based on the object of knowledge, but in the didactical mechanicism”.

Keywords
Math classroom; Teacher-student relationship; Didactical mechanicism

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Gomes da Silva, Universidade Estadual Paulista

Docente do Depto. de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru.

Downloads

Publicado

2009-10-19

Como Citar

SILVA, M. R. G. da. <b>Prática pedagógica do professor-pesquisador em matemática: análises de observações de aula</b><br><i> p.77-88. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v4i5.8646865. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646865. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigo