<b>Fracasso escolar: análise de erros em operações matemáticas</b><br><i> p.61-72

Autores

  • Cecilia Guarnieri Batista Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v3i4.8646881

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Operações aritméticas no 1º grau. Valor posicional no sistema de numeração decimal.

Resumo

Uma avaliação pedagógica foi aplicada no início do Ano a alunos de escola pública, cursando de 2 à 4 série do 1º grau e analisada no presente estudo em termos do desempenho desses alunos em operações aritméticas. Foram analisadas 185 avaliações, com um total de 1930 contas. Verificou-se um grande percentual de erros nas operações solicitadas.A análise de erros em somas e subtrações levou à identificação das seguintes categorias de erros: 1) reprodução errada da proposta; 2) erro de contagem; 3) erros na montagem da conta, com cinco subcategorias; 4) erros no ‘vai um’ da soma; 5) erros específicos da subtração Considerou-se que os erros do tipo 3 a 5 se deveram, principalmente, à falta de compreensão do valor posicional dos algarismos, no sistema de numeração decimal; são feitas sugestões sobre aprimoramento das estratégias de ensino de Matemática, de forma a reduzir os erros constatados.

Palavras-chave
Fracasso escolar; Operações aritméticas no 1º grau; Valor posicional no sistema de numeração decimal


Abstract

A pedagogic evaluation was applied in the begining of the school year to pupils of a public school studying at the second to fourth grade of the Elementary School. Their performance in mathematical operations was analysed I a total of 185 evaluations, containing 930 calculations. An analysis of errors I additions and subtractions lead to the identification of the following categories of errors: 1) incorrect reproduction of task; 2) error of counting; 3) errors in the “assemblage” of the arithmetic operation, with five subcategories; 4) errors in the summing up with values bigger than ten; 5) specific errors of subtraction. The errors of type of 3 to 5 were attributed to the lack of comprehension of the positional value of the algorisms in the numeric decimal system; suggestions are presented on the improvement in the strategies of mathematic teaching, aiming the reduction of those errors.

Keywords
School failure; Arithmetic operations in Elementary School; Positional value in the decimal numeric sistem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Guarnieri Batista, Universidade Estadual de Campinas

Coordenadora Geral do CEPRE-Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O. S. J." da Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP.

Downloads

Publicado

2009-10-11

Como Citar

BATISTA, C. G. <b>Fracasso escolar: análise de erros em operações matemáticas</b><br><i> p.61-72. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v3i4.8646881. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646881. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigo