<b>Análise de modelos utilizados na agricultura na determinação de áreas</b><br><i> p.73-94

  • Neiva Ignês Grando Universidade Federal de Santa Catarina
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras-chave: Conceito de área, Modelos matemáticos, Processo ensino-aprendizagem, Situação didático-matemática, Práticas Sociais de referência

Resumo

Neste trabalho mostramos a utilização da Matemática de um grupo profissional específico, os agricultores. Através dos procedimentos utilizados no cálculo de áreas de terra, fizemos uma análise da natureza do conhecimento matemático envolvido nas diferentes situações. Além disso, e sempre tendo em vista a abordagem escolar, fizemos uma análise do modelo do agricultor para o caso de quadriláteros e triângulos, envolvendo diferentes campos e níveis matemáticos.

Palavras-chave
Conceito de área; Modelos matemáticos; Processo ensino-aprendizagem; Situação didático-matemática; Práticas Sociais de referência


Abstract

In this work the use of mathematics by a specific professional group, the farmers, is shown. Studying the different procedures used in land area stimatives, we could analyze the mathematical knowledge involved in the different situations. Besides, keeping inn mind the teaching approach, the models used by farmers of different mathematical levels, in a variety of fields, in the particular cases of squares and triangles was analyzed.

Keywords
Area concept; Mathematical models; Teaching-learning process; Mathematical education situation; References social practices

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Ignês Grando, Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina.
Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2009-10-11
Como Citar
Grando, N. I., & Moretti, M. T. (2009). <b>Análise de modelos utilizados na agricultura na determinação de áreas</b><br><i&gt; p.73-94. Zetetike, 3(1). https://doi.org/10.20396/zet.v3i4.8646882
Seção
Artigo