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Uma análise interpretativa da produção escrita em matemática de alunos da escola básica
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Palavras-chave

Educação matemática
Produção escrita em matemática escolar
Avaliação em matemática
Interpreta-resolve-responde

Como Citar

SANTOS, João Ricardo Viola dos; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Uma análise interpretativa da produção escrita em matemática de alunos da escola básica. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 11–43, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i30.8646889. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646889. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho, oriundo de pesquisa de natureza qualitativa, apresenta uma análise da produção escrita de alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–2002. No intuito de investigar o modo como alunos lidam com uma questão aberta (discursiva), foram analisadas 147 provas, na busca das interpretações que fizeram das informações contidas em cada frase do enunciado, das estratégias elaboradas e dos procedimentos utilizados. Por meio dos registros escritos dos alunos foi possível fazer inferências sobre seus modos de interpretar o enunciado da questão, bem como analisar as estratégias elaboradas e os procedimentos utilizados. Em relação à interpretação dos alunos para o enunciado da questão, concluiu-se que, com o aumento da escolaridade, eles fazem mais e melhores relações entre as informações contidas nas frases.
https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646889
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