Dando movimento ao pensamento algébrico

  • Anna Regina Lanner de Moura Universidade Estadual de Campinas
  • Maria do Carmo de Sousa Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Lógico-histórico. Atividades de ensino. Pensamento algébrico. Campo de variação e variável.

Resumo

Este artigo discute os procedimentos e as elaborações de alunos de um curso de Pedagogia vivenciadas, durante o desenvolvimento de duas atividades de ensino, fundamentadas na perspectiva lógico-histórica, durante a pesquisa de Doutorado que desenvolvemos de 2000 a 2004, na Faculdade de Educação - UNICAMP. A pesquisa tinha por objetivo analisar as implicações, na formação algébrica do aluno, de atividades intencionalmente planejadas, considerando a história do desenvolvimento da linguagem algébrica, com referência em Smith (1958), e considerando o movimento como base do pensamento algébrico, com referência em Caraça (1998). Nessas duas atividades, foram mobilizados os conceitos de variável, de dependência de variáveis e de campo de variação. É possível perceber que os alunos, na sua maioria, avaliam as implicações que a formação algébrica escolar teve na sua forma de pensar a álgebra, a matemática e a própria vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Regina Lanner de Moura, Universidade Estadual de Campinas
Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS; Mestrado em Educação pela Unicamp; Doutorado em Educação pela Unicamp; Livre Docência pela Unicamp. Professora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp.
Maria do Carmo de Sousa, Universidade Federal de São Carlos
Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. Colecção Ciências da Educação. v. 12.

BOHM, D. A totalidade e a ordem implicada. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 1980.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. Portugal: Gradiva, 1984.

______. Conceitos fundamentais da Matemática. Portugal: Gradiva, 1998.

DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 2. reimpresión. Ciudad de La Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

HOFMANN, J. E. Historia de la matemática. Traducción al español por Vicente Valls y Angles y Gonzalo Fernández Tomaz. 1ª. edición en español. Talleres Gráficos Toledo S.A.;I. Ciencias Matemáticas, U.T.E.H.A., 1961.: Talleres Gráficos Toledo S.A.; México: I, Ciências Matemáticas, U.T.E.H.A., 1961.

HOGBEN, L. - Maravilhas da Matemática: influência e função da Matemática nos conhecimentos humanos. Editora Globo, Porto Alegra, 1970.

KIERAN, C. The learning and teaching of school algebra. Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning, Université du Québec à Montréal, 1992.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. Coleção Perspectivas do homem.v. 123.

LANNER DE MOURA, A. R.; SOUSA, M. C. O desenvolvimento da álgebra pré-simbólica: o conceito de variável. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6, 2001, Catanduva. Anais... Catanduva: SBEM-SP, 2001.

LIMA, L. C.& MOISÉS, R.P. A variável: escrevendo o movimento. A linguagem Algébrica 1. São Paulo: CEVEC/CIARTE, 2000.

OLIVEIRA, Ana Teresa de C. C. Reflexões sobre a aprendizagem da álgebra. Educação Matemática em Revista — Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano 9, n. 12, p. 35-39, junho de 2002.

PAULOVICH, L. Um estudo sobre formação de conceitos algébricos. Ciência & Educação, Bauru, v.5, n. 2, p. 39-48, 1998.

PINTO, R. A. Erros e dificuldades no ensino da álgebra: o tratamento dado por professoras de 7a.série em aula. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

RÍBNIKOV, K. Historia de las matemáticas. URSS, Editorial Mir Moscú, 1987.

SMITH, D. E. History of mathematics. New York: Dover, 1958. v. I.

SCARLASSARI, N.T. - Um estudo de dificuldades ao aprender álgebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

SOUSA, M.C. O ensino de álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

SOUZA, E. R.; DINIZ, M. I. S. - Álgebra: das variáveis às equações e funções. 2. ed. São Paulo: IME - USP, 1996.

Publicado
2009-10-11
Como Citar
Moura, A. R. L. de, & Sousa, M. do C. de. (2009). Dando movimento ao pensamento algébrico. Zetetike, 16(2). https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646891
Seção
Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>