O ensino da matemática e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): estudo de caso de um grupo professores de ensino fundamental, Ciclo I, em Tenerife - Espanha

Autores

  • Giácomo Cannone Instituto de Educação Superior de Bauru
  • Martin Socas Robayna Universidade de La Laguna
  • Maria Mercedes Palarea Medina Universidade de La Laguna

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646893

Palavras-chave:

Educação. Reforma no sistema educativo. Novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Papel do professorado.

Resumo

As reformas iniciadas no sistema educativo espanhol atribuem um papel importante às novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), que situam a educação obrigatória como o espaço em que se deve iniciar a constituir o uso funcional dos meios tecnológicos. No marco dessa reforma, o mais importante é nos perguntarmos qual o valor e o papel que os professores atribuem às TIC como recurso nos processos de ensino-aprendizagem da matemática na educação primária. Este trabalho analisa os resultados de uma experiência com quatro professoras de Educação Primária (Ensino fundamental Ciclo I) de uma escola pública de Tenerife (Espanha), realizada por meio de reuniões com discussões, aplicação de questionário e entrevistas em profundidade, que tentavam apreender o que pensavam essas profissionais sobre as reformas propostas. Destacamos o papel determinante do professor, condicionado por seus conhecimentos e crenças, na implementação das TIC.

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Biografia do Autor

Giácomo Cannone, Instituto de Educação Superior de Bauru

Professor do IESB-Bauru/SP

Martin Socas Robayna, Universidade de La Laguna

Professor da Universidade de La Laguna - Espanha

Maria Mercedes Palarea Medina, Universidade de La Laguna

Professor da Universidade de La Laguna - Espanha

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Publicado

2009-10-11

Como Citar

Cannone, G., Robayna, M. S., & Medina, M. M. P. (2009). O ensino da matemática e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): estudo de caso de um grupo professores de ensino fundamental, Ciclo I, em Tenerife - Espanha. Zetetike, 16(2). https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646893

Edição

Seção

Artigo