Banner Portal
O ensino da matemática e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
PDF

Palavras-chave

Educação
Reforma no sistema educativo
Novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Papel do professorado

Como Citar

CANNONE, Giácomo; ROBAYNA, Martin Socas; MEDINA, Maria Mercedes Palarea. O ensino da matemática e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): estudo de caso de um grupo professores de ensino fundamental, Ciclo I, em Tenerife - Espanha. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 107–138, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i30.8646893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646893. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

As reformas iniciadas no sistema educativo espanhol atribuem um papel importante às novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), que situam a educação obrigatória como o espaço em que se deve iniciar a constituir o uso funcional dos meios tecnológicos. No marco dessa reforma, o mais importante é nos perguntarmos qual o valor e o papel que os professores atribuem às TIC como recurso nos processos de ensino-aprendizagem da matemática na educação primária. Este trabalho analisa os resultados de uma experiência com quatro professoras de Educação Primária (Ensino fundamental Ciclo I) de uma escola pública de Tenerife (Espanha), realizada por meio de reuniões com discussões, aplicação de questionário e entrevistas em profundidade, que tentavam apreender o que pensavam essas profissionais sobre as reformas propostas. Destacamos o papel determinante do professor, condicionado por seus conhecimentos e crenças, na implementação das TIC.
https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646893
PDF

Referências

BARTOLOMÉ, A. Sociedade del conocimiento, sociedad de la información, escuela. In: ALÀS, Anselm et al. Las Tecnologías de la Información y de la comunicación en la escuela. Barcelona: Editorial Graó, 2002.

CLARK, C. Tem Years of Conceptual Development in Research on Teacher Thinking. Paper apresentado na Isatt´s Conference, Tilburg, May. 1985, pp. 28-31.

CLARK, C e YINGER, R. J. Three studies of Teaching planning, East Lansing, Institute for Research on Teaching. Michigan: Michigan State University, 1079. (Research Series, Nº 55)

ELLIOT, J. La investigación - acción en educación. Madrid: Morata, 1990.

KEMMIS, e MCTAGGART. Cómo planificar la investigación-acción. Barcelona: Laertes, 1988.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CIENCIAS. Diseño Curricular Base, Educación Primaria, Área de Matemáticas. Madrid: Ministerio de Educación e Ciencias, 1989.

OLSON, J. Teacher influence in the classroom: a context for Understanding Curriculum Translation, Instructional Science, nº 10, 1981, pp. 259-275.

ROCHEBLAVE SPENLE, A.M. La notion de rôle en Psychologie Sociale. Étude historico-critique. Paris: PUF., 1969.

RODRÍGUEZ Gómez, R.G; FLORES, J. G. e JIMÉNEZ, Eduardo G. Metodologias de la Investigación cualitativa. Málaga: Ediciones Aljibe, 1996.

SHAVELSON, R. J. e STERN, P. Research on teachers' pedagogical thoughts, judments, decisions and behavior. In: Review of Educational Research, 51; 1981, pp. 455-498.

SHAVELSON e BORKO, H. Research on teachers´ decision in planning instruction, Educational Horizons, 57, 1979. pp. 183-189.

SOCAS, M. e outros. Desarrollo curricular en Matemática e epistemología del profesor. Tenerife: Universidad de La Laguna, 1999.

PAJARES, M. Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct, Review of Educational Research. v. 62, nº 3. 1992. pp.307-332.

THOMPSON, A. Teacher's Beliefs and Conceptions: A Synthesis of the Research. In: GROUWS, D. A. Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. New York: Macmillan, 1992.

TESCH, R. Phenomenological Studies: A Critical Analysis of Their Nature and Procedures. Paper apresentado no Annual Meeting of the AERA, New Orleans, 1984.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.