Banner Portal
Livro didático e educação matemática
PDF

Palavras-chave

História da educação matemática
Livro didático de matemática
Companhia Editora Nacional

Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 139–162, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i30.8646894. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894. Acesso em: 21 maio. 2024.

Resumo

Este texto tem como objetivo, num primeiro momento, desenvolver uma reflexão sobre o uso de livros didáticos de matemática como fontes para a pesquisa, visando responder à seguinte questão: Como utilizar livros didáticos para investigar o trajeto histórico da educação matemática? Numa etapa seguinte, o texto focaliza a Companhia Editora Nacional, casa editorial fundada em 1926, que se transformou numa das maiores editoras de livros didáticos de matemática escritos por autores brasileiros. Norteia essa abordagem, a pergunta: que papel teve a Nacional na história da educação matemática brasileira durante o século XX? O trabalho apresenta, também, o Arquivo da Cia. Editora Nacional, e busca demonstrar o quão valiosas são contribuições que ele pode dar às investigações da história da educação matemática no Brasil. Por fim, o texto menciona pesquisas internacionais sobre o livro didático e as tendências que vêm sendo seguidas nos últimos vinte anos. 
https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646894
PDF

Referências

CARVALHO, J. B. P. F.; DASSIE, B. A.; ROCHA, J. L. Uma coleção revolucionária. Presença Pedagógica, Campinas- SP, v. 2, n. 1, p. 56-63, 2002.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, RS, n.2, 1990.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa — FEUSP, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549- 566, set./dez. 2004.

DASSIE, Bruno A. A Matemática do Curso Secundário na Reforma Gustavo Capanema. Dissertação (Mestrado em Matemática) — Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

DUTRA, E. F. Companhia Editora Nacional: tradição editorial e cultura nacional no Brasil dos anos 30. IN: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE LIVRO E HISTÓRIA EDITORIAL, 1, Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa. 8 a 11 de novembro de 2004. Anais.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992.

MARQUES, A. S. Tempos pré-modernos: a matemática escolar dos anos 1950. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

ROCHA, José L. A Matemática do Curso Secundário na Reforma Francisco Campos. Dissertação (Mestrado em Matemática) — Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

SANGIORGI, O. Matemática – curso moderno – volume 1. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963.

SANGIORGI, O. Entrevista concedida aos professores Célia Carolino Pires, Regina Pavanello e Wagner Rodrigues Valente no dia 25 de março de 2004.

TELLES, P. C. S. História da engenharia no Brasil: séculos XVI e XIX. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1984.

THIENGO, E. R. A matemática de Ary Quintella e Osvaldo Sangiorgi: um estudo comparativo. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, 2003.

TOLEDO, M. R. A. Pedagogia, política e mercado editorial: análise da coleção Atualidades Pedagógicas. In: História da escola em Portugal e no Brasil – circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Edições Colibri, 2006. pp. 201-232.

VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730- 1930. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1999.

VALENTE, W. R. Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República. Cadernos de Pesquisa — Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n.109, p.201-212, 2000.

VALENTE, W. R. Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa — Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n.120, p.151-167, 2003.

VALENTE, W. R. (Org.) O nascimento da matemática do ginásio. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2004.

VALENTE, W. R. (Org.) A matemática do ginásio: livros didáticos e as reformas Campos e Capanema. São Paulo: GHEMAT-FAPESP, 2005. 1 CDROM.

VALENTE, W. R. A criação da disciplina escolar Matemática no Brasil e seu primeiro livro didático. Educação em Revista — Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE, Belo Horizonte, MG: FaE/UFMG, n. 43, pp. 173-188, jun. 2006.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.