Banner Portal
Educação Matemática e Ambiental
PDF

Palavras-chave

Educação Matemática
Educação Ambiental
Modelagem Matemática Qualidade de Vida
Novas Concepções Pedagógicas

Como Citar

CALDEIRA, Ademir Donizete; MEYER, João Frederico da Costa Azevedo. Educação Matemática e Ambiental: uma Proposta de Formação Continuada – e de Mudanças. Zetetike, Campinas, SP, v. 9, n. 1-2, p. 155–170, 2001. DOI: 10.20396/zet.v9i15-16.8646937. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646937. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumo

Neste trabalho, descrevemos um curso dado a professores de escolas municipais de Campinas, SP. Este curso de Educação Matemática e Ambiental teve como objetivo dar aos professores a oportunidade de fazer uso de instrumental matemático na quantificação e entendimento de problemas de qualidade de vida da comunidade. Além de experiências em modelagem, trabalho de campo, etnomatemática e registro de dados, o curso provocou mudanças em algumas concepções importantes. Isto é discutido e ilustrado no texto.

Palavras-chave
Educação Matemática – Educação Ambiental – Modelagem Matemática Qualidade de Vida – Novas Concepções Pedagógicas


Abstract

In this paper we describe a short course given to mathematics schoolteachers in the city of Campinas, SP. This short course on Environmental and Mathematics Education was intended to give teachers a chance to use mathematical tools in quantifying and understanding communal problems related to the quality of life. Besides the training in modeling, fieldwork, ethnomathematics and data collection, the course brought about a modification in some important concepts. This is discussed and illustrated in the text.

Keywords

Mathematical Education – Environmental Education – Mathematical Modeling Life Quality – New Pedagogical Concepts

https://doi.org/10.20396/zet.v9i15-16.8646937
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.