Mancha negra: reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo

Autores

  • Margarida P. Mello Universidade Estadual de Campinas
  • Sandra A. Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v10i17-18.8646944

Palavras-chave:

Cálculo. Projetos no ensino. Engenharia.

Resumo

Usando como mote o vazamento de petróleo de um navio em uma região costeira, elabora-se um projeto de Cálculo de várias variáveis que explora, principalmente, o tópico “curvas de nível”. Após modelar e estudar um dado problema, pede-se também que o aluno pesquise outros fenômenos que tenham relação com este tópico e crie novas situações-problema. Apresentamos os objetivos e estratégias adotadas no trabalho com projetos, no contexto do Cálculo com Aplicações, uma iniciativa de inovação e aprimoramento do ensino de Cálculo empreendida por um grupo de professores da Unicamp que data de 1990. Os trinta e seis trabalhos produzidos por uma turma de setenta e um alunos são analisados, levando-nos a refletir sobre os resultados e conseqüências da realização do projeto nesta turma de Engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida P. Mello, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

Sandra A. Santos, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Matemática Aplicada, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

Publicado

2009-02-26

Como Citar

MELLO, M. P.; SANTOS, S. A. Mancha negra: reflexões sobre um projeto no ensino de Cálculo. Zetetike, Campinas, SP, v. 10, n. 1-2, p. 71–112, 2009. DOI: 10.20396/zet.v10i17-18.8646944. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646944. Acesso em: 3 out. 2022.