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Sistema de numeração decimal
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Palavras-chave

Sistema de numeração decimal
Epistemologia genética
Valor posicional

Como Citar

BRANDT, Celia Finck; CAMARGO, Joseli Almeida; ROSSO, Ademir José. Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente. Zetetike, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 89–124, 2004. DOI: 10.20396/zet.v12i22.8646974. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646974. Acesso em: 17 jun. 2024.

Resumo

Nesta pesquisa, investiga-se a compreensão de alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o Valor Posicional (VP) presente no Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de identificar o entendimento dos sujeitos sobre a estrutura de base dez e sobre a representação escrita correlacionada à compreensão do VP. Foram investigadas 137crianças, através de testes escritos na sala de aula, de registros de observação feita no momento da aplicação dos testes e de entrevistas realizadas na seqüência. A análise das informações permitiu um mapeamento das principais dificuldades e incompreensões em relação à categoria operação, da teoria piagetiana. Foi possível comprovar que as crianças investigadas falam nomes de números numa seqüência correta, associam esses nomes às quantidades, resolvem operações de adição e subtração com utilização de algoritmos padronizados. Mas os argumentos utilizados pelas crianças, ao justificarem seus desempenhos, revelam a sua incompreensão do SND no seu todo.
https://doi.org/10.20396/zet.v12i22.8646974
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