Seqüência de Fibonacci e geometria lana: uma proposta de atividades utilizando microcomputadores

Autores

  • Maria Helena S. de Carvalho Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Helena Cury Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v12i22.8646975

Palavras-chave:

Números de Fibonacci. Geometria plana. Uso de microcomputadores em oficinas de matemática.

Resumo

Neste texto, relatamos uma experiência desenvolvida com professores de ensino fundamental ou médio, em um Núcleo de Tecnologia Educacional, em que foram propostas atividades para trabalhar com números de Fibonacci a partir de conteúdos de geometria plana. A oficina teve como objetivo sugerir, aos professores, atividades que podem auxiliar alunos de ensino básico a descobrir relações matemáticas e expressá-las. Houve a preocupação em utilizar programas disponíveis na maior parte das escolas que têm microcomputadores, mas as tarefas também podem ser realizadas com recursos usuais, tais como papel, cartolina, canetas. O relato indica os passos sugeridos nas oficinas e apresenta alguns comentários sobre o desenvolvimento das mesmas.

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Biografia do Autor

Maria Helena S. de Carvalho, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUC-RS.

Helena Cury, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora do Mestrado Profissionalizante em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

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Publicado

2009-02-17

Como Citar

CARVALHO, M. H. S. de; CURY, H. Seqüência de Fibonacci e geometria lana: uma proposta de atividades utilizando microcomputadores. Zetetike, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 125–144, 2009. DOI: 10.20396/zet.v12i22.8646975. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646975. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigo