Banner Portal
O ensino de geometria nas séries iniciais do ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Geometria
Concepções e dificuldades
Formação de professores

Como Citar

GUIMARÃES, Sheila Denize; VASCONCELLOS, Mônica; TEIXEIRA, Leny R. M. O ensino de geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções dos acadêmicos do normal superior. Zetetike, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 93–106, 2006. DOI: 10.20396/zet.v14i25.8646998. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646998. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho relata os resultados de um estudo que investigou concepções e dificuldades de acadêmicos do Curso Normal Superior a respeito do ensino de Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados mediante observações e aplicação de um questionário durante a realização de um minicurso que envolvia atividades relacionadas a figuras geométricas planas e não-planas. O questionário foi subdivido em dois momentos: o primeiro visava verificar a importância atribuída, pelos participantes, aos conteúdos matemáticos ministrados no Ensino Fundamental e o segundo tinha o propósito de identificar as concepções e dificuldades dos participantes a respeito da diferenciação entre figuras planas e não-planas. Os dados revelaram que as dificuldades dos acadêmicos, em geometria, estão relacionadas à nomeação, à representação no plano e à diferenciação entre tais figuras.
https://doi.org/10.20396/zet.v14i25.8646998
PDF

Referências

BITTAR, Marilena e FREITAS, José Luiz Magalhães de. Medidas e Geometria. In: BITTAR, Marilena e FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do Ensino Fundamental. Campo Grande: UFMS, 2004. p. 93-158.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. V.3: Matemática. Brasília: MEC/ SEF, 2000. 146p.

FREITAS, José Luiz Magalhães de. Uma reflexão sobre crenças relativas à aprendizagem matemática. Série Estudos, Campo Grande, nº11, p.99-110, jan/jun. 2001.

FREITAS, José Luiz Magalhães de e PAIS, Luiz Carlos. Um estudo dos processos de provas no ensino e na aprendizagem da geometria no ensino fundamental. Bolema. Ano 12, n 13, 1999, p.62-70.

GÁLVEZ, Grécia. A geometria, a psicogênese das noções espaciais e o ensino da geometria na escola primária. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. (Orgs.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 236-258.

MANRIQUE, Ana Lúcia. Processo de formação de professores em Geometria: mudanças em concepções e práticas. 2003. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) PUC/ SP, São Paulo.

NACARATO, Adair Mendes. A geometria no ensino fundamental: fundamentos e perspectivas de incorporação no currículo das séries iniciais. In: SISTO, Fermino Fernandes. et al. Cotidiano escolar: questões de leitura, matemática e aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 84-99.

NEVES, Aniceh Farah. em busca de uma vivência geométrica mais significativa 1998. Tese (Doutorado em Educação) UNESP, Marília.

PAIS, Luiz Carlos. Intuição, experiência e teoria geométrica. Zetetiké, Campinas, Volume 4, n. 6, p. 65-74, 1999. CEMPEM-FE/UNICAMP.

PASSOS, Cármen Lúcia. Representações, Interpretações e Prática Pedagógica: a Geometria na sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação Matemática) UNICAMP, Campinas.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino de Geometria: Uma visão histórica. 1989. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação: Metodologia do Ensino) Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e conseqüências. Zetetiké, Campinas, Ano 1, n. 1, p. 7-17, março. 1993.

PAVANELLO, Regina Maria. Geometria: atuação de professores e aprendizagem nas séries iniciais. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. Campinas, 2001.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica. A matemática na educação básica. Lisboa: 1999.

SANTALÓ, Luis A. Matemática para não – matemáticos. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. (Orgs.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 11-25.

VASCONCELLOS, Mônica. Figuras geométricas não-planas e planas: a aprendizagem dos alunos da 4ª série e as concepções dos seus professores. 2005. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação). UCDB, Campo Grande/MS.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.