Banner Portal
Desenvolvimento e análise de uma metodologia para o ensino da função quadrática utilizando os softwares 'parábola' e 'oficina de funções'
PDF

Palavras-chave

Funções quadráticas
Novas tecnologias
Software educativo
Ensino médio

Como Citar

SOUZA, Aguinaldo Robinson de; SILVA, Gilmara Aparecida da. Desenvolvimento e análise de uma metodologia para o ensino da função quadrática utilizando os softwares ’parábola’ e ’oficina de funções’. Zetetike, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 107–122, 2006. DOI: 10.20396/zet.v14i25.8646999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646999. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Um dos grandes desafios como educadores e matemáticos é tornar a Matemática mais interessante, aproximá-la da realidade dos alunos. Para isso, são necessárias alterações que vão desde as políticas governamentais para a Educação até o cotidiano nas salas de aula. Este trabalho propõe a utilização de novas tecnologias computacionais, como recurso didático, para o estudo de funções quadráticas. Foram utilizados os softwares ‘Parábola’ e ‘Oficina de Funções’ e elaboradas atividades em que os alunos interagem com os programas, experimentando e visualizando as transformações no universo das funções quadráticas.
https://doi.org/10.20396/zet.v14i25.8646999
PDF

Referências

BORBA, M. C. Informática trará Mudanças na Educação Brasileira. Zetetiké. Nº 6, vol. 4, p. 123-134, 1996.

BORBA, M. C.. Student’s understanding of transformations of functions using multi-representational software. Portugal: Associação de Professores de Matemática de Portugal, 1995. (Doutorado em Educação Matemática – Cornell University).

CANAVARRO, A. P. O computador nas concepções e práticas de professores de Matemática. Quadrante, Vol. 3, Nº 2, p. 25-49, 1994.

D’AMBROSIO, U. Desafios da Educação Matemática no novo Milênio. Educação Matemática em Revista, Nº 11, ano 8, p. 14-17, 2001.

GRACIAS, T. S., BORBA, M. C.. Calculadoras gráficas e Funções Quadráticas. Revista de educação Matemática, Nº 4, ano 6, p. 27-32, 1998.

PALIS, G. de L. R. Tecnologia, Gráficos e Equações. Revista do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática. Nº 26. p. 30-38, 2o semestre de 1994.

PENTEADO, M. G., BORBA, M. C. (org). A informática em Ação: Formação de Professores, Pesquisa e Extensão. São Paulo: Olho Dágua, 2000.

SOUZA, A. R., PAULOVICH, L., NASCIMENTO, M. C. Vértices de famílias de Parábolas. Revista do Professor de Matemática, Nº 41, p. 7-11, 3º quadrimestre de 1999.

SOUZA, T. A. Calculadoras gráficas: uma proposta didático-pedagógica para o tema funções quadráticas. Rio Claro, 1996. 221p. Dissertação (Mestrado em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos FilosóficoCientíficos). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. UNESP – Universidade Estadual Paulista.

TRINDADE, J. A. O., MORETTI, M. T. Uma relação entre a Teoria Históricocultural e a Epistemologia Histórico-crítica no Ensino de Funções: a mediação. Revista Zetetiké. Campinas, SP. V. 8, Nº 13/14. p. 29-50, jan/dez. 2000.

VALENTE, J. A. (Org). Computadores e conhecimento: Repensando a Educação. Campinas: Gráfica UNICAMP, 2a ed, 1998.

ZUFFI, E. M., PACCA, J. L. A. Sobre Funções e a Linguagem Matemática de Professores do Ensino Médio. Zetetiké. Campinas, SP. V. 8, Nº 13/14. p. 7- 28, jan/dez. 2000.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.