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Aprender matemática investigando
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Palavras-chave

Investigações matemáticas
Aprendizagem
Atitudes
Concepções dos alunos

Como Citar

ROCHA, Alexandra; PONTE, João Pedro da. Aprender matemática investigando. Zetetike, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 29–54, 2006. DOI: 10.20396/zet.v14i26.8647004. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647004. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo tem por objectivo verificar o alcance da realização de um conjunto de investigações matemáticas em alunos do 7.º ano de escolaridade. Em especial, pretende-se saber se os alunos evidenciam novos conhecimentos e capacidades matemáticas e novas concepções e atitudes em relação à matemática e à sua aprendizagem nesta disciplina. Trata-se de um estudo sobre a prática profissional, de natureza qualitativo-interpretativa, baseado em dois estudos de caso de alunos de diferentes níveis de desempenho. Os dados foram recolhidos por observação participante, entrevistas, questionários e documentos produzidos pelos alunos. Os resultados evidenciam que a realização de investigações matemáticas constitui uma situação nova para os alunos, que mostram compreender de forma progressiva o seu papel neste tipo de tarefa. Apesar de ambos os alunos fazerem em certos momentos raciocínios que constituem provas matemáticas, nenhum deles chega a desenvolver uma compreensão clara da necessidade da demonstração. Na realização das tarefas propostas, ambos tiram partido dos seus conhecimentos matemáticos prévios e mostram aprender diversos conceitos. Além disso, ambos mostram adesão a este tipo de tarefa, que sentem favorecer a sua aprendizagem. Sem abandonar muitos dos traços da sua visão da matemática, passam a considerá-la de modo mais dinâmico e a ver-se a si próprios num papel mais activo na exploração de situações matemáticas. O estudo mostra a necessidade de experiências mais continuadas e aprofundadas, recorrendo a uma maior diversidade de tarefas, para promover aprendizagens e mudanças mais profundas nas concepções dos alunos.
https://doi.org/10.20396/zet.v14i26.8647004
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