As interdependências entre as operações aritméticas e o rendimento escolar em matemática

  • Karen Hyelmager Gongora Bariccatti Universidade Estadual de Campinas
  • Rosely Palermo Brenelli Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Interdependência. Operações aritméticas. Jogos de regras.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as condutas dos participantes do jogo FAN TAN, referentes às interdependências entre as operações aritméticas fundamentais. Para tanto, foram investigados quarenta e oito alunos pertencentes à terceira e à quinta série do Ensino Fundamental de escolas públicas de Toledo-PR. Os participantes foram organizados em grupos, segundo o rendimento escolar apresentado em matemática. O trabalho com o jogo de regras envolveu, em um primeiro momento, a compreensão e a prática das regras, em que estavam presentes as operações de multiplicação e divisão e, num segundo momento, conforme o experimento do grupo de Genebra, foram propostas aos sujeitos situações-problema que envolviam as interdependências entre as adições e as subtrações. Através da análise dos resultados, contatou-se que a maioria dos participantes da pesquisa está iniciando a realização de adições e subtrações relativas. As interdependências efetuadas relacionaram-se com o rendimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Hyelmager Gongora Bariccatti, Universidade Estadual de Campinas
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP e professora do Curso de Filosofia da PUCPR – Toledo.
Rosely Palermo Brenelli, Universidade Estadual de Campinas
Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Referências

ALVES, Rosimar Macedo. A interdependência na descoberta das regras de um jogo: uma análise piagetiana. 1997. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia- UFES, Vitória, 1997.

BRENELLI, Rosely Palermo. Observáveis e coordenações em um jogo de regras: influência do nível operatório e interação social.1986. Dissertação de Mestrado- Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas:, 1986.

_________. Intervenção pedagógica, via jogos Quilles e Cilada, para favorecer a construção de estruturas operatórias e noções aritméticas em crianças com dificuldades de aprendizagem. 1993. Tese de Doutorado- Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 1993.

_________.. O Jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e Aritméticas. Campinas: Papirus, 1996.

________. Jogo de regras em sala de aula: um espaço para construção operatória, In SISTO, Fermino.F. (org.) O cognitivo, o social e o afetivo no cotidiano escolar. Campinas: Papirus, p.69-88, 1999.

_________. Espaço lúdico e diagnóstico em dificuldades de aprendizagem: contribuição do jogo de regras. In: SISTO, Fermino.F. (org.). Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, p.167-189, 2001.

GRANDO, Regina C. O Conhecimento matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula, 2000. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 2000.

GUIMARÃES, Karina .P. Abstração reflexiva e construção da noção de multiplicação via jogos de regras: em busca de relações. 1998. Dissertação de Mestrado- Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas,1998.

LOBATO, Monteiro, Aritmética da Emília. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MACEDO, Lino de. Ensaios Construtivistas. 3a edição. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

NUNES, Terezinha e BRYANT, Peter. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PAULETO, Cláudia R. P. Jogos de regras como meio de intervenção na construção do conhecimento aritmético em adição e subtração. 2001. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 2001.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro/São Paulo: Forense, 1970.

PIAGET, Jean (1980). As formas elementares da dialética, tradução Fernanda Mendes Luiz: coordenação: Lino de Macedo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

PIAGET, Jean (1948). Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1996.

PIAGET, Jean e SZEMINSKA, A (1964). A Gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Publicado
2009-01-31
Como Citar
Bariccatti, K. H. G., & Brenelli, R. P. (2009). As interdependências entre as operações aritméticas e o rendimento escolar em matemática. Zetetike, 14(2), 71-88. https://doi.org/10.20396/zet.v14i26.8647006
Seção
Artigo