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O laboratório de ensino de matemática
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Palavras-chave

Formação de professores
Práticas pedagógicas
Construção do conhecimento
Laboratório de ensino de matemática

Como Citar

LOPES, Jairo de Araujo; ARAUJO, Elizabeth Adorno de. O laboratório de ensino de matemática : implicações na formação de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 57–70, 2007. DOI: 10.20396/zet.v15i27.8647016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647016. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O trabalho objetiva refletir sobre o papel do Laboratório de Ensino de Matemática na formação do professor. Analisa um projeto de estágio da PUC-Campinas com 45 alunos de 8ª série de uma escola pública, após o professor ter identificado insatisfação de alunos com relação à Matemática e dificuldades em Álgebra. Contou-se com a atuação de quatro estagiários. Utilizando os recursos e o ambiente do Laboratório, desenvolveram-se atividades distintas das vivenciadas na escola, como manipulação de materiais e jogos. O projeto propiciou aos licenciandos a análise da própria prática e a observação do processo de (re)construção de conceitos e de procedimentos algébricos. Muitos alunos não somente venceram suas dificuldades, mas mudaram sua atitude em relação à Matemática; para o professor o projeto permitiu visualizar novas possibilidades metodológicas, caminhos para uma nova práxis. A parceria evidenciou as potencialidades do Laboratório de Ensino como ambiente fundamental na formação inicial e continuada dos professores.
https://doi.org/10.20396/zet.v15i27.8647016
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Referências

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