Banner Portal
O laboratório de ensino de matemática
PDF

Palavras-chave

Formação de professores
Práticas pedagógicas
Construção do conhecimento
Laboratório de ensino de matemática

Como Citar

LOPES, Jairo de Araujo; ARAUJO, Elizabeth Adorno de. O laboratório de ensino de matemática : implicações na formação de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 57–70, 2007. DOI: 10.20396/zet.v15i27.8647016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647016. Acesso em: 12 jun. 2024.

Resumo

O trabalho objetiva refletir sobre o papel do Laboratório de Ensino de Matemática na formação do professor. Analisa um projeto de estágio da PUC-Campinas com 45 alunos de 8ª série de uma escola pública, após o professor ter identificado insatisfação de alunos com relação à Matemática e dificuldades em Álgebra. Contou-se com a atuação de quatro estagiários. Utilizando os recursos e o ambiente do Laboratório, desenvolveram-se atividades distintas das vivenciadas na escola, como manipulação de materiais e jogos. O projeto propiciou aos licenciandos a análise da própria prática e a observação do processo de (re)construção de conceitos e de procedimentos algébricos. Muitos alunos não somente venceram suas dificuldades, mas mudaram sua atitude em relação à Matemática; para o professor o projeto permitiu visualizar novas possibilidades metodológicas, caminhos para uma nova práxis. A parceria evidenciou as potencialidades do Laboratório de Ensino como ambiente fundamental na formação inicial e continuada dos professores.
https://doi.org/10.20396/zet.v15i27.8647016
PDF

Referências

APM - ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. A Natureza e Organização das Actividades de Aprendizagem e o Novo Papel do Professor. In: ABRANTES, Paulo; LEAL, Leonor e PONTE, João Pedro da (org.). Investigar para aprender Matemática. 2. ed. Lisboa, Portugal: APM. 1998, p. 51–60.

ARAUJO, Elizabeth Adorno de. O Jogo “O Meu e o Teu” para auxiliar a formação do Pensamento Algébrico. Anais do VIII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, julho de 2004. (Meio de divulgação: Digital).

ARITHMETIC TEACHER. The Mathematics Laboratory. Alberta (USA): NCTM, 1977.

BEZERRA, Manoel José. O material didático no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1962.

BRASIL (País). Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, v. 3. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL (País). Parecer CNE/CP n. 28/2001. MEC/ CNE, Brasília, 2001.

CARVALHO, João Bosco Pitombeira de et al. Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 81, n. 199, p. 415 – 424, set/dez de 2000.

LINS, Rômulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectiva em aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997.

LOPES, Jairo de Araujo. O Laboratório de Ensino de Matemática. In: Anais do I Encontro Paulista de Educação Matemática- I EPEM, Campinas, SP, 1989, p. 149–151.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática. In: Anais do I Encontro Paulista de Educação Matemática- I EPEM, Campinas, SP, 1989, p. 147–149.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

MASON, John. O “quê”, o porquê” e o como em Matemática. In: ABRANTES, Paulo; LEAL, Leonor e PONTE, João Pedro da (org.). Investigar para aprender Matemática. 2. ed. Lisboa, Portugal: APM, 1998, p. 15–25.

PONTE, João Pedro da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. In: PONTE, João Pedro da (org.). Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 185–239.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.