Banner Portal
Informatização no ensino da matemática
PDF

Palavras-chave

Ensino de matemática
Educação matemática
Informatização da matemática

Como Citar

MIRANDA, Dimas Felipe de; LAUDARES, João Bosco. Informatização no ensino da matemática: investindo no ambiente de aprendizagem. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 71–88, 2007. DOI: 10.20396/zet.v15i27.8647017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647017. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este texto objetiva mostrar e discutir questões do ensino de matemática assistido pela tecnologia, principalmente a computacional, na área de estudo e pesquisa da educação matemática e no contexto da educação tecnológica. Apresenta algumas reflexões sobre a informatização da matemática em curso de graduação, em grupos de estudo e pesquisa do uso das novas tecnologias, especialmente do computador, com destaque para uma iniciativa, em fase de implantação, no Departamento de Matemática e Estatística – DME — da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas —, no Brasil.
https://doi.org/10.20396/zet.v15i27.8647017
PDF

Referências

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam. Informática e educação matemática. 3. ed. rev. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CURY, Helena Noronha. Disciplinas matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1998.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma nova sociedade em transição. Campinas, SP: Papirus, 1999.

LAUDARES, João Bosco. A matemática e a estatística nos cursos de graduação da área tecnológica e gerencial: um estudo de caso dos cursos da PUC Minas. IN: CURY, Helena Noronha. Disciplinas matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

MIRANDA, Dimas Felipe et al. Virtual cálculo numérico (VCN). Software para o Ensino. 2007. Disponível em: www.matematica.pucminas.br.

MORAN, José M et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

OLIVEIRA, Celina C. et al. Ambientes informatizados de aprendizagem. Produção e avaliação de software educativo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SANTOS, Fabiano José dos; FERREIRA, Silvimar Fábio. Atividades de laboratório: cálculo diferencial e integral I, LABCAL. Belo Horizonte: Editora FUMARC, 2005.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica – A questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.