Banner Portal
Modelagem matemática na escola e na formação do professor
PDF

Palavras-chave

Modelagem matemática
Interdisciplinaridade
Formação do professor

Como Citar

JURKIEWICZ, Samuel; FRIDEMANN, Clícia Valladares Peixoto. Modelagem matemática na escola e na formação do professor. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 11–26, 2007. DOI: 10.20396/zet.v15i28.8647024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647024. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A Pedagogia e a Didática da Matemática procuraram até hoje acompanhar a forma seqüencial e cumulativa com que os currículos de Matemática se construíram. Tanto os currículos assim construídos como a Pedagogia e a Didática que os acompanham têm mostrado sinais evidentes de fadiga. Entre as propostas de superação dos impasses assim surgidos, uma em particular tem chamado à atenção: a possibilidade do uso da modelagem matemática como um eficiente recurso didático e pedagógico. Neste artigo examinamos alguns aspectos do uso da modelagem matemática em sala de aula, o que ela pode representar para o aluno, para o professor e para a escola. Atenção especial é dada às conseqüentes dificuldades para a prática do professor.
https://doi.org/10.20396/zet.v15i28.8647024
PDF

Referências

BASSANEZI , R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. Contexto: São Paulo, 2002.

BLUM, W. Applications and modelling in Mathematics teaching – a review of arguments and instructional aspects. In: NISS, M.; BLUM, W.; HUNTLEY, I. (Eds.) Teaching of mathematical modelling and applications. New York , Ellis Horwood, 1991. pp. 10-29.

EYRE, R. Thinking up problems In: NISS, M.; BLUM, W.; HUNTLEY, I. (Eds.) Teaching of mathematical modelling and applications. New York, Ellis Horwood, 1991. pp. 288-297.

FRIEDMANN, C. V. P. Matemática discreta, algoritmos, modelos. Tendências do ensino de Matemática no início do século XXI. Tese (Doutorado), COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

JAMES, D. J. G.; MC DONALD, J. J. An introduction to modelling. In: JAMES, D. J. G.; MC DONALD, J. J (Eds.) Case studies In mathematical modeling. Gloucestershire, Stanley Thornes, 1981. pp. 1- 16.

JURKIEWICZ, S. Matemática discreta em sala de aula. Anais do I° HIEM, pp.155-161, UERJ, 2002. Disponível em: http: //www.ime.uerj.br/~htem2/anais.html. Acessado em janeiro de 2006.

USISKIN, Z. Building mathematics curricula with applications and modelling, In: NISS, M.; BLUM, W.; HUNTLEY, I. (Eds.) Teaching of mathematical modelling and applications. New York, Ellis Horwood, 1991. pp. 288-297.

VALLADARES, R.J.C. Matemática cultural. Educação Matemática em Revista, n.14, páginas 13 a 27, SBEM, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.