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Uma experiência didáctica com a formulação de problemas matemáticos
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Palavras-chave

Formulação de problemas matemáticos
Criatividade
Cidadania
Intertextualidade
Pós-modernidade

Como Citar

MEDEIROS, Kátia Maria de; SANTOS, Antônio José Barboza dos. Uma experiência didáctica com a formulação de problemas matemáticos. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 87–118, 2007. DOI: 10.20396/zet.v15i28.8647027. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647027. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A formulação de problemas matemáticos é uma actividade fundamental no desenvolvimento da Matemática, para além de possuir grande potencial didáctico. Consequentemente, a pesquisa por nós efectuada teve como objectivo geral a descrição do modo como os alunos formulam problemas matemáticos a partir de diferentes tipos de textos. E, como objectivos específicos, a análise das alterações estruturais que ocorreram nos problemas formulados em relação aos problemas fechados, ou problemas padrão. Pretendeu também investigar se os alunos entenderam o significado, expresso na relação intertextual, comum a onze textos. Para alcançar esses objectivos, foi proposta a formulação de onze problemas matemáticos, a partir de onze tipos diferentes de textos, apresentados aos alunos em onze sessões distintas. Os resultados mostram que os alunos iniciaram um processo de compreensão sobre a formulação de problemas e estabeleceram uma relação entre a Matemática e o pensamento contextualizado e crítico. Esse processo de compreensão pode contribuir para o desenvolvimento da criactividade e da cidadania.
https://doi.org/10.20396/zet.v15i28.8647027
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