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Efemeridade dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de Matemática com tecnologias
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Palavras-chave

Educação matemática
Cenários para investigação
Tecnologia
Comunicação

Como Citar

ARAÚJO, Jussara de Loiola; PINTO, Márcia Maria Fusaro; LUZ, Cristian R. da; RIBEIRO, Ana Regina. Efemeridade dos cenários para investigação em um episódio de sala de aula de Matemática com tecnologias. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 1, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i29.8647034. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647034. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar e justificar se, em um episódio ocorrido em uma aula de Matemática realizada em um laboratório com computadores, ocorreram cenários para investigação (SKOVSMOSE, 2000). Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa e o principal procedimento foi a observação participante. Para atingir o objetivo, analisamos aspectos comunicacionais, ocorridos entre os alunos participantes e as pesquisadoras, que desencadearam ou impediram o acontecimento de tais cenários. De nossa análise, destacamos três pontos: a efemeridade dos cenários para investigação; a relação entre seres humanos, mídia e conhecimento; e os motivos que nos levaram a escolher o episódio para análise.
https://doi.org/10.20396/zet.v16i29.8647034
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