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Aprender matemática em grupo de estudos
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Palavras-chave

Grupo de estudos
Formação continuada de professores
Séries iniciais
Educação matemática

Como Citar

GIMENES, Jucelene; PENTEADO, Miriam Godoy. Aprender matemática em grupo de estudos: uma experiência com professoras de séries iniciais. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 73–92, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i29.8647036. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647036. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este texto trata de grupos de estudos como espaço de formação continuada de professores e apresenta possíveis formas de sua implementação no ambiente escolar. A discussão é baseada em uma pesquisa realizada com dez professoras que lecionam em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo e queriam compreender as idéias matemáticas relacionadas ao sistema de numeração decimal e às operações fundamentais. A participação no grupo contribuiu para a compreensão de vários aspectos relacionados ao ensino do tópico escolhido. Discutiram sobre a constituição de um sistema de numeração, incluindo o significado de base, a necessidade de símbolos e regras. Aspectos históricos também foram contemplados para ajudar na compreensão do processo de construção do conhecimento matemático. Além disso, as participantes discutiram o uso de materiais manipuláveis, as dificuldades dos alunos com o tema e a importância de um grupo de estudos para auxiliá-las na condução da docência. Finalizamos com considerações sobre a necessidade de mais investigações para operacionalização no âmbito das escolas.
https://doi.org/10.20396/zet.v16i29.8647036
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