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Internet e softwares de geometria dinâmica como atores na produção matemática on-line
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Palavras-chave

Educação a distância
Internet
Softwares de geometria dinâmica
Produção matemática
Geometria espacial

Como Citar

SANTOS, Silvana Cláudia; BORBA, Marcelo de Carvalho. Internet e softwares de geometria dinâmica como atores na produção matemática on-line. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 93–117, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i29.8647037. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647037. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Neste artigo apresentamos exemplos de como atividades de geometria euclidiana espacial podem ser propostas, desenvolvidas e discutidas a distância em um ambiente virtual de aprendizagem, utilizando um software de geometria dinâmica. Dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa, coletamos dados em um curso de extensão universitária a distância, oferecido a professores de matemática. Neste trabalho destacamos a forma como diferentes interfaces, como o chat, moldam a elaboração das atividades de geometria desenvolvidas nesse ambiente. Para finalizar, apresentamos perspectivas acerca da produção matemática com base no desenvolvimento de um novo ambiente virtual de aprendizagem e de um software de geometria para a Web, ambos relacionados a um projeto do qual nosso grupo de pesquisa participa. Discutimos também, com base em um estudo “empírico”, como o modelo de um curso, bem como as mídias utilizadas, condiciona a produção matemática e como novas interfaces podem transformá-la.
https://doi.org/10.20396/zet.v16i29.8647037
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