Banner Portal
Relatos em torno do cálculo de um aluno do 2º ano do ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Números inteiros
Professor polivalente
2ºano do ensino fundamental

Como Citar

MARANHÃO, Maria Cristina S. A.; AROMA, Adriana Camejo da Silva; MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Relatos em torno do cálculo de um aluno do 2º ano do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 155–169, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i29.8647039. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647039. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este texto apresenta a relação entre duas pesquisas: uma investigação colaborativa entre assessor e professoras polivalentes, analisando a produção de alunos de 2º ano do Ensino Fundamental sobre números inteiros, e outra sobre a utilização da mesma produção desses alunos na formação inicial de professoras-alunas de um curso de Pedagogia. As análises das professoras, que foram encontradas por nós, propiciaram que se revelassem diferentes níveis de idéias sobre o significado dos números inteiros.
https://doi.org/10.20396/zet.v16i29.8647039
PDF

Referências

D’ ALBERTAS, Cristina. Subtração: uma questão? In: MARANHÃO, M.Cristina e MERCADANTE, Stella (Org.) Sala de aula: um espaço de pesquisa em matemática. São Paulo: Ed.Vera Cruz, 2006. v. 1, p. 33- 43.

DOUADY, Regine. Jeux de cadres et dialectique outil-objet dans l’enseignemant des mathématiques. Paris, 1984. Thèse de doctorat d’etat en Didactique des Mathématiques. Paris: Université Paris VII.

ERMEL. Apprentissages numériques – CP. Institut National de Recherche Pedagogique. Paris: Hatier, 1991.

LERNER, Delia & SADOVSKY, Patrícia. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, Cecília e SAIZ, Irma. Didática da Matemática – reflexão psicopedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

LINS, Rômulo. A formação pedagógica em disciplinas de conteúdo matemático nas licenciaturas em matemática. Revista de Educação − PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 117-124, 2005.

VERGNAUD, Gerard. L’ enfant, la mathématique et la réalité. Paris: Peter Lang, 1994. (Collection Exploration – Cours et contributions pour les sciences de l’éducation).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.