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Conversão de registros de representação semiótica
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Palavras-chave

Teoria de registros de representação semiótica
Pragmática cognitiva
Teoria da relevância

Como Citar

ANDRADE FILHO, Bazilicio Manoel de; RAUEN, Fábio José. Conversão de registros de representação semiótica: análise guiada pela teoria da relevância. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 289–304, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8647171. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647171. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Analisamos neste estudo como relações de relevância (Sperber & Wilson, 1986, 1995) superordenam as atividades cognitivas de identificação de unidades significativas, de conversão e de tratamento em Matemática (Duval, 2008, 2009). Para tanto, aplicamos o mecanismo de interpretação guiado pela noção teórica de relevância à resolução equivocada de um problema de cálculo de volume de um prisma representando uma barra de ouro (Dante, 2005) por estudantes do terceiro ano do ensino médio. Os resultados demonstram que a proposição do problema em língua natural e a representação deitada da barra levaram os estudantes a mapear a sequência lexical ‘altura da barra’ corretamente como altura do trapézio e incorretamente como altura do prisma. Isso sugere que os estudantes estão mobilizando o conceito altura antes como aquilo que é vertical do que como um segmento de reta perpendicular às bases e compreendido entre elas. 

https://doi.org/10.20396/zet.v25i2.8647171
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Referências

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