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A visão de professores sobre dificuldades dos alunos na resolução de problemas
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Palavras-chave

Ensino de matemática
Resolução de problemas
Formação de professores
Formação continuada formação de professores

Como Citar

PROENÇA, Marcelo Carlos de. A visão de professores sobre dificuldades dos alunos na resolução de problemas. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 440–456, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i3.8647477. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647477. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo foi analisar as dificuldades encontradas por alunos na visão de professores de Matemática quando se busca realizar o ensino via resolução de problemas. Participaram da pesquisa 29 professores em formação continuada. Coletamos dados antes e após um curso específico de resolução de problemas. Os resultados iniciais mostraram que, na visão dos participantes, as dificuldades dos alunos na resolução dos problemas colocados como ponto de partida estariam relacionadas aos seus conhecimentos sobre conteúdos anteriores e aos seus conhecimentos do conteúdo que será introduzido. Ao final, os resultados mostraram que 72% dos professores apontaram a necessidade do uso direto do conteúdo nos problemas propostos por eles como o aspecto que dificultaria aos alunos de propor uma estratégia de resolução. Concluímos que as dificuldades dos alunos para resolver problemas abordados como ponto de partida residem na escolha dos problemas, ou seja, no modo como o conteúdo aparece em seus enunciados.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8647477
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