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Identidade profissional de professores que ensinam Matemática
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Palavras-chave

Identidade profissional
Professor que ensina matemática
Mapeamento de pesquisas

Como Citar

PAULA, Enio Freire de; CYRINO, Márcia Cristina Trindade de Costa. Identidade profissional de professores que ensinam Matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 27–45, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647553. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647553. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo descreve e analisa as perspectivas de identidade profissional (IP), presentes em 15 dissertações e teses brasileiras, de um corpus inicial de 858, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu no período 2001-2012, de professores que ensinam Matemática (PEM). Esses estudos evidenciam uma diversidade de abordagens teóricas, objetivos e resultados sobre a temática, os quais foram associados aos seus respectivos pontos de enfoque, a saber: às condições de trabalho de PEM, às políticas públicas direcionadas à Educação Básica, às propostas diferenciadas de formação docente, à formação inicial do PEM e práticas pedagógicas, à formação de PEM na modalidade a distância, e àqueles em que o PEM assumiu uma abordagem secundária. Considera-se que a IP se apresenta como um campo investigativo promissor e representativo para área de formação de PEM e que os resultados de novas investigações podem fomentar a definição de políticas públicas de formação de PEM.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647553
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