Balanço das Pesquisas sobre Formação/prática de Professores que ensinam Estatística, Probabilidade e Combinatória

Autores

  • Rodrigo Medeiros dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647576

Palavras-chave:

Formação de professores. Prática. Ensino de estatística.

Resumo

O objetivo desta investigação foi desenvolver um balanço das teses e dissertações produzidas em programas brasileiros de pós-graduação até o ano de 2015, e que investigam a temática da formação/prática de professores que ensinam os conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória. Para tanto, as teses e dissertações foram coligidas em meio digital e posteriormente fichadas e catalogadas segundo as variáveis de interesse. Deste processo, emergiram 29 pesquisas, categorizadas em quatro subtemas: desenvolvimento profissional, formação inicial/continuada; prática docente; conhecimento profissional e saberes práticos; e Formação/Prática mediada por grupos colaborativos. Em cada uma dessas categorias a pesquisa foi descrita, destacando os principais focos de investigação, os aportes teóricos, abordagens metodológicas e principais resultados.

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Biografia do Autor

Rodrigo Medeiros dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pesquisador/Professor Adjunto do Programa de Ciências Exatas da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA.

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

Santos, R. M. dos. (2017). Balanço das Pesquisas sobre Formação/prática de Professores que ensinam Estatística, Probabilidade e Combinatória. Zetetike, 25(1), 204–219. https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647576

Edição

Seção

Dossiê temático - 2017