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O professor que ensina Matemática como foco de estudo em mestrados profissionais brasileiros
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Palavras-chave

Mapeamento
Mestrado profissional
Professor que ensina matemática

Como Citar

FERREIRA, Ana Cristina; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de; BARBOSA, Cirléia Pereira. O professor que ensina Matemática como foco de estudo em mestrados profissionais brasileiros. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 135–163, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647758. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647758. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo analisam-se 96 dissertações, cujo foco é o professor que ensina Matemática, produzidas nos mestrados profissionais da área de Ensino da Capes, entre 2001 e 2012. Procura-se compreender como o pesquisador, que é um professor, percebe os participantes de seu estudo e se relaciona com eles. O corpus da pesquisa foi analisado a partir das seguintes categorias: perfil do professor pesquisador e dos participantes; motivação e foco das pesquisas; e relação pesquisador-participantes. Os resultados evidenciam que, em muitos estudos, o professor (ou futuro professor), participante da pesquisa, é percebido pelo pesquisador como um aprendiz, mais que como um parceiro ou colaborador. Isso sugere um distanciamento entre ambos que não condiz com o fato de pelo menos metade dos estudos mencionar que sua motivação advém das próprias trajetórias profissionais. Além disso, poucas pesquisas analisam a própria prática do pesquisador ou refletem acerca de sua aprendizagem profissional ao realizar sua pesquisa.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647758
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Referências

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