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Mapeamento de pesquisas sobre aprendizagem docente em comunidades de prática constituídas no OBEDUC
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Palavras-chave

OBEDUC
Comunidades de prática
Formação de professores
Aprendizagem docente

Como Citar

TINTI, Douglas da Silva; MANRIQUE, Ana Lúcia. Mapeamento de pesquisas sobre aprendizagem docente em comunidades de prática constituídas no OBEDUC. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 186–203, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647770. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647770. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente mapeamento foi realizado a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) que utilizaram a Teoria Social da Aprendizagem para buscar compreender aprendizagens docentes em contextos formativos com professores que ensinam Matemática. Foram mapeados seis estudos vinculados a dois grupos de pesquisa distintos. Três desses estudos analisaram uma Comunidades de Prática (CoP) constituída na cidade de Paranavaí/PR e os outros três estudos investigaram uma CoP na cidade de São Paulo/SP. A análise realizada indica que, no cenário nacional, o OBEDUC tem se constituído lugar de formação e, além disso, tem contribuído para a constituição de CoP formada por professores, licenciandos e pesquisadores e proporcionado múltiplas e diversificadas experiências formativas considerando as necessidades dos envolvidos.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647770
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Referências

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