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Aspectos históricos da formação de professores de Matemática em São João del-Rei-MG
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Palavras-chave

História da educação matemática
Formação de professores
História oral
São João del-Rei

Como Citar

PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar de; GOMES, Maria Laura Magalhães. Aspectos históricos da formação de professores de Matemática em São João del-Rei-MG. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 344–360, 2017. DOI: 10.20396/zet.v24i3.8648091. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648091. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Relatamos resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores de Matemática no curso de Ciências da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, no período 1987-2001. Estudamos, no âmbito desse curso, o momento da criação das habilitações em Física e Química e os benefícios trazidos por elas à formação matemática, focalizando ainda aspectos relativos aos corpos docente e discente. A investigação fez uso do aporte teórico-metodológico da História Oral e utilizou também documentação escrita. As análises mostram que as habilitações foram cruciais para uma mudança de patamar no curso de Ciências, antes considerado uma extensão do 2.º grau. No período abordado, o corpo discente se originava da própria região de São João del-Rei e a expansão do corpo docente trouxe força para uma instituição recém federalizada.
https://doi.org/10.20396/zet.v24i3.8648091
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