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Reflexões sobre a ação pedagógica no desenvolvimento da modelagem matemática
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Palavras-chave

Intervenção pedagógica
Modelagem matemática
Educação estatística
Autonomia

Como Citar

MENDONÇA, Luzinete Oliveira; LOPES, Celi Espasandin. Reflexões sobre a ação pedagógica no desenvolvimento da modelagem matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 305–323, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8648493. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648493. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Este trabalho buscou ampliar compreensões acerca da ação pedagógica em ambientes de aprendizagem na perspectiva de modelagem matemática. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa. Tomaram-se, como objeto de análise, as ações e os diálogos realizados em um contexto específico de ensino e aprendizagem entre uma professora e seus alunos de uma turma de quinto ano de uma escola municipal. A pesquisa possibilitou observar que, no desenvolvimento da tarefa de modelagem, a intervenção pedagógica variou de acordo com as necessidades dos estudantes e os objetivos da atividade. Essa constatação leva à conclusão de que a mudança de atitude do docente no decorrer do processo é decorrente da natureza dinâmica da investigação na perspectiva da modelagem matemática, a qual exige diferentes graus de intervenções, de modo a contribuir para o desenvolvimento de conceitos, atitudes e raciocínios específicos, levando em conta a autonomia para a construção de conhecimentos pelos estudantes.
https://doi.org/10.20396/zet.v25i2.8648493
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