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Professores dos anos iniciais, a prova em fases e a possibilidade de aprender
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Palavras-chave

Educação matemática realística
Formação de professores
Prova em fases
Reinvenção-guiada

Como Citar

PIRES, Magna Natalia Marin; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Professores dos anos iniciais, a prova em fases e a possibilidade de aprender. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 474–495, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i3.8648524. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648524. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho é parte de um estudo de natureza qualitativa e de cunho essencialmente interpretativo no qual se utilizou a análise da produção escrita e uma prova em fases, desenvolvida com nove professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Paraná. Essa prova em fases (progressivas) tomada como instrumento de avaliação formativa foi utilizada como um modo de realizar uma reinvenção-guiada na perspectiva da Educação Matemática Realística e viabilizou analisar o trabalho das participantes em diferentes momentos, para fazer intervenções consideradas oportunas. As questões da prova foram o ponto de partida para o processo de reinvenção. As fases da pesquisa revelaram que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem. Para este artigo escolhemos apresentar o estudo da produção uma das participantes.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648524
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