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Histórias da posição cientifico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil
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Palavras-chave

Área de pesquisa
História da educação matemática
Sistematização

Como Citar

FERNANDES, Filipe Santos. Histórias da posição cientifico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: sistematização e perspectivas. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 222–239, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8648546. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648546. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este texto busca apresentar uma sistematização das pesquisas que centram seu interesse na produção de histórias – ou, que ocasionalmente tratam de aspectos de historicidade – da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil. Junto a um conjunto de investigações, foi possível estabelecer cinco categorias: a) Investigações que discutem a constituição e consolidação da Educação Matemática como campo profissional e científico; b) Investigações sobre a construção de sociedades organizadas, de atuação político-institucional; c) Investigações que estudam a formação de grupos de estudo, pesquisa e trabalho em Educação Matemática; d) Investigações que analisam a inserção da Educação Matemática em programas de pós-graduação no país; e e) Investigações que, ao discutirem dimensões da pesquisa em Educação Matemática, tocam em questões da historicidade dessa área de pesquisa. Ao elaborar tal sistematização pretendemos mostrar como a Educação Matemática tem se ocupado com essa discussão, de modo a permitir que perspectivas de investigação sejam evidenciadas e outras questões de cunho historiográfico sejam colocadas.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i2.8648546
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