Resumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa do estado do conhecimento que mapeou as pesquisas brasileiras sobre disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura e visa analisar como estas contribuem para compreender o campo da formação inicial. Inicialmente, é apresentado um panorama geral do estudo, tendo por base a análise de um corpus de 15 estudos obtido a partir do projeto “Mapeamento e Estado da Arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina matemática”. Em seguida, são analisadas nove teses e dissertações relativas à categoria dos trabalhos que investigaram propostas ou práticas inovadoras. A discussão dos resultados aponta contribuições em relação às abordagens metodológicas adotadas, destacando o uso das tecnologias e a participação dos discentes em práticas colaborativas, investigativas e reflexivas. Entretanto, o estabelecimento de relações entre os conteúdos ensinados e aqueles que o licenciando futuramente irá ensinar revela-se ainda pouco presente nas licenciaturas.
Referências
Brasil (2002). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Brasília. Retirado em 02 de março, 2016, de: http://planalto.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces1302.pdf.
Ferreira, N. S. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte“. Educação & Sociedade, 79, 257-272.
Fiorentini, D. (2005). A formação Matemática e didático-pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática, Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, 8, 107-115.
Fiorentini, D., Passos, C. L. B., & Lima, R. C. R. (Org.)(2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. Campinas, FE-Unicamp, Retirado em 25 de julho, 2017, de: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf.
Grilo, J. S., Barbosa, J. C., & Luna, A. V. (2015). Repercussões de disciplinas específicas na ação do professor de matemática da educação básica: Uma revisão sistemática, Educação Matemática e Pesquisa, 17(1), 04-24.
Manrique, A. L. (2009). Licenciatura em Matemática: formação para a docência x formação específica. Educação Matemática Pesquisa, 11(3), 515-534.
Moreira, P. C., & David, M. M. (2005). A formação matemática do professor. São Paulo: Autêntica, 1ª ed.
Nunes, C. M. F. (2001). Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, 74, 27–42.
Passos, C. L., Nacarato, A. M., Fiorentini, D., Miskulin, R. G. S., Grando, R. C., Gama, R. P., & Melo, M. V. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, 25(1-2), 193-219.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Zetetike