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Estado do conhecimento da pesquisa brasileira sobre disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura
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Palavras-chave

Formação inicial de professores
Formação matemática
Disciplinas de conteúdo matemático
Estado do conhecimento

Como Citar

ALMEIDA, Amanda Larissa de; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Estado do conhecimento da pesquisa brasileira sobre disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 515–533, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i3.8649991. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649991. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa do estado do conhecimento que mapeou as pesquisas brasileiras sobre disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura e visa analisar como estas contribuem para compreender o campo da formação inicial.  Inicialmente, é apresentado um panorama geral do estudo, tendo por base a análise de um corpus de 15 estudos obtido a partir do projeto “Mapeamento e Estado da Arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina matemática”. Em seguida, são analisadas nove teses e dissertações relativas à categoria dos trabalhos que investigaram propostas ou práticas inovadoras. A discussão dos resultados aponta contribuições em relação às abordagens metodológicas adotadas, destacando o uso das tecnologias e a participação dos discentes em práticas colaborativas, investigativas e reflexivas. Entretanto, o estabelecimento de relações entre os conteúdos ensinados e aqueles que o licenciando futuramente irá ensinar revela-se ainda pouco presente nas licenciaturas.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8649991
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